Lula ignorou políticos habilidosos e agora enfrenta problemas nas relações com o Congresso

(Carlos Augusto – JGB)

 
Os problemas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta no âmbito das relações do governo com o Congresso Nacional era esperado, assim como é de conhecimento dos leitores do UCHO.INFO, que afirmou anteriormente ser quase impossível confiar em uma gestão que tem à frente das relações institucionais o petista Alexandre Padilha, cujo trabalho sofre com a atuação paralela de Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil.

Longe de colocar em xeque a seriedade de Padilha e Costa, mas há no entorno do presidente da República políticos com maior capacidade de interagir com o Congresso, onde a chantagem escancarada tornou-se uma ferramenta criminosa que só cresce.

Por ocasião do período de transição, logo após o segundo turno da eleição presidencial, ficou evidente que a equipe do novo governo enfrentaria problemas diversos, começando pelo chamado “fogo amigo” de algumas alas do Partido dos Trabalhadores, alijadas da composição da atual gestão.

Assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro recorreu a uma verdadeira “Arca de Noé” em sua tentativa de reeleição, Lula também se valeu do apoio de vários setores políticos, em especial da esquerda e do centro, para conquistar o direito de governar o Brasil pela terceira vez.

Como temos afirmado, o novo mandato de Lula deveria ser uma espécie de redenção, mas está evidente que o presidente da República tem se deixado pautar por questões ideológicas, contrariando a promessa de unificar e pacificar o País. Em suma, o Brasil e a política continuam no campo da polarização.

 
Depois do surgimento do termo “presidencialismo de coalizão”, invencionice rasteira para justificar a corrupção institucionalizada, a relação do Executivo com o Legislativo tornou-se cada vez mais difícil, exigindo do governo a distribuição de cargos e verbas, além da conivência quase silenciosa com escândalos de toda ordem.

No círculo mais próximo do presidente Lula há ao menos três nomes com reconhecida competência no campo político. O primeiro é José Múcio Monteiro Filho, ex-deputado federal e ex-ministro de Relações Institucionais no governo Dilma, atualmente à frente do Ministério da Defesa. Múcio continua sendo o nome mais adequado para liderar as relações do governo com o Congresso, mas Lula parece não enxergar o óbvio.

Outros dois nomes foram deixados de lado na composição da equipe do novo governo. Ex-deputado federal e ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo é conhecido por ter bom trânsito junto aos militares das Forças Armadas. Esquecido pelo presidente, Rebelo deveria estar à frente da Defesa.

O último nome respeitável e que de igual modo não foi lembrado é o de Jaques Wagner, senador pelo PT e ex-governador da Bahia. Wagner é de habilidade política indiscutível e deveria estar no comando da Casa Civil.

Lula, tudo indica, tem preferido deixar assuntos cotidianos do governo com assessores que travam embates desnecessários com o Parlamento ou são “devorados” com facilidade por deputados e senadores adeptos do criminoso escambo político.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.