Morre nos Estados Unidos, aos 83 anos, a cantora Astrud Gilberto, que internacionalizou a bossa nova

 
Morreu nesta segunda-feira (5) a cantora Astrud Gilberto, aos 83 anos. Ela se tornou conhecida internacionalmente ao dar voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema”. Foi também a primeira mulher brasileira a conquistar um Grammy.

A notícia foi anunciada nas redes sociais através do perfil da neta, Sofia Gilberto, de 7 anos. “Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor”, destaca o texto.

Astrud morreu em casa, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Ela deixa dois filhos e duas netas.

Nascida Astrud Evangelina Weinert, em 29 de março de 1940, em Salvador, na Bahia, filha de pai alemão e mãe brasileira, cresceu no Rio de Janeiro antes de se mudar para os Estados Unidos, onde viveu o resto da vida.

Astrud se tornou conhecida internacionalmente por ser, em 1963, a voz de “Girl from Ipanema”, na versão de Stan Getz e João Gilberto, que era marido dela na época.

 
Sem crédito

Apesar da popularidade alcançada, ela não recebeu crédito no vinil original do álbum “Getz/Gilberto” e, segundo vários relatos reunidos pelo jornalista Martin Chilton no jornal britânico “The Independent”, em 2022, Astrud só recebeu US$ 120 pelos dias de trabalho, apesar de ter sido, de forma quase consensual, a maior responsável pelo sucesso do disco.

“Ela acreditava nas pessoas e confiava. Aproveitaram-se da natureza dela, da confiança e do seu desejo de fazer música”, disse o filho João Marcelo Gilberto ao Independent, no ano passado, jornal que lembra que Astrud Gilberto não voltou a atuar no Brasil depois de 1965.

Divorciada de Gilberto em 1964, lançou, um ano depois, o álbum de estreia, homônimo, com Antônio Carlos Jobim no violão. Também em 1965, editou “The Shadow of Your Smile”.

Seguiram-se mais de dez discos, muitos deles sucessos de vendas, incluindo colaborações com ídolos seus como Chet Baker, com quem cantou a canção “Far Away”, no disco “That Girl from Ipanema”, e uma versão de Fly Me To The Moon.

Mais tarde, cantou “Desafinado” com George Michael, mostrando a sua relevância para a música ao longo de décadas, tendo, nesse mesmo ano de 1996, colaborado com o francês Ettienne Daho, na música “Les Bords de Seine”.

Vencedora do Grammy em 1965 por “Girl from Ipanema”, Astrud Gilberto ganhou em 1992 um prêmio pela sua contribuição para o mundo do Jazz Latino. Em 2008, recebeu um Grammy Latino pela carreira.

Forte defensora dos direitos dos animais, escreveu sobre a necessidade de proteger o mundo animal e participou em campanhas de organizações como a Peta. (Com Deutsche Welle)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.