A amoralidade de um país chamado BraZIU

(*) Maria Teresa Moraes

Hoje, uma terça-feira (04/07) como tantas outras, trabalho, alguns afazeres pessoais, mais trabalho e o merecido jantar. Depois uma boa leitura antes de embarcar e dormir o “sono dos justos”, ou seja, o sono merecido pelo esforço físico ou mental, de acordo com o dicionário informal online. Tentativa hercúlea, pois, durante o dia, ao ler as manchetes no Instagram, foi difícil achar algo que realmente seja justo. Você sabe o que é ser ‘justo’? Caso sim, você age com justeza? Você é justo nas suas atitudes?

Pode ser que você nem tenha ideia do que seja ser justo. O significado é: ‘O homem justo é um homem virtuoso, tal como, por exemplo, o homem corajoso, e a justiça de suas ações receberá tal qualificação pelo hábito. Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.” Pois bem, ‘o homem que cumpre a lei’. Só pode ser piada, pois o que menos vemos neste “BraZIU” É O CUMPRIMENTO DA LEI E DA ORDEM. Diria até que a Terra gira ao contrário, tal a inversão de valores morais hoje em dia.

Um deputado que fala em nome de Deus, e pergunto se ele tem provas dessa outorga Divina. Como diria o personagem da antiga Escolinha do Professor Raimundo, Pedro Pedreira: tem procuração do Senhor Maior lhe dando o direito de falar por ele? Falar em matar, o que é pior, e pior ainda ser defendido por outro deputado. Como dizia meu avô, que hoje deve estar rolando na tumba com tantas inversões de valores. Bem, diria que é melhor ser surdo do que ouvir tal asneira. Hoje como nos comunicamos pouco, parafrasearia dizendo: melhor ser cego do que ler tal atrocidade.

Isso é apenas um exemplo dos desmandos pessoais no nosso dia a dia. Parece que vivemos em “Sodoma e Gomorra” que lemos na Bíblia, já que estamos falando de Deus. Em Gênesis 18:26 – “Então, disse Jeová: “Se Eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, então, pouparei a cidade toda por amor dele.” E se fosse hoje? Sobraria alguém?

Aqueles, como eu, que seguem a regra de viver em sociedade, mantendo os valores morais, com atitudes de olhar o outro, ser educado, cumprimentar, trocar ideias, somos vistos como ultrapassados. A vida não é bem assim, as coisas mudaram. Quer dizer então que respeito ao outro e cidadania caíram em desuso e hoje vivemos o jargão antigo dos carnavais de outrora “Ninguém é de ninguém”. Qual (a)moral que nos baseamos hoje em dia? Agir conforme a lei do homem de não matar, pois é crime, estar ciente de que vivemos em sociedade e como tal devemos respeitar o outro em todas as áreas, é ser retrógrado? Mas o que mais se pede hoje é respeito!!! Confesso que não consigo digerir a forma bárbara com que tratamos “o próximo” e até aqueles com quem convivemos.

Quão amoral é esse país? Qual a base moral que permeia a sociedade? Leio, hoje, que o Governador do Estado de SP, carioca, que mal sabia onde ficava a Zona Eleitoral e talvez nem saiba onde fica o “Pateo do Collegio”, promulgou uma lei para homenagear Erasmo Dias. Sabe quem é, segue só uma pitada de notícia. Cursava a faculdade de Letras na época e esse acontecimento me marcou como nunca, porque me senti atacada como universitária. Mas você, eleitor, que talvez esteja tão alienado como ele, não sabe a dimensão do mal que representa esse homem público chamado Tarcísio de Freitas.

“Reunindo cerca de 2 mil alunos diante do teatro da Universidade, o TUCA, o Ato Público iniciou-se com a leitura de uma Carta Aberta, mas foi rapidamente interrompido por violenta operação policial coordenada pelo Secretário de Segurança, Coronel Erasmo Dias, na qual foram empregadas bombas tóxicas e inflamáveis, cassetetes elétricos e tanques de guerra. Os policiais lançaram bombas, agrediram os estudantes que estavam na mesa do ato, rasgaram os cartazes e encurralaram aqueles que tentavam furar o cerco policial. Ao mesmo tempo em que dissolviam a concentração estudantil, policiais à paisana e militares invadiram o campus da universidade penetrando no recinto universitário por suas 4 entradas: pela rua Bartira, pela Rua João Ramalho, pela escadaria da Rua Ministro Godói e pela entrada principal, da Rua Monte Alegre.”

Ler sobre isso novamente me fez ficar triste e revoltada, é como se a história se repetisse, como se trouxesse à vida esse carrasco de estudantes.

Creio que Deus é justo, e como sempre digo, o Universo cobra, um dia a conta chega.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32

Mas, cá entre nós, qual é a sua verdade? Não minta para você?

https://www.pucsp.br/comissaodaverdade/movimento-estudantil-invasao.html: acesso 4/7/23
https://www.dicionarioinformal.com.br/dormir+o+sono+dos+justos/ – acesso 4/7/2023

(*) Maria Teresa Vaz de Moraes é tradutora e professora de inglês pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.