Em entrevista, Aloysio Nunes confirma matéria do UCHO.INFO de 2022: a situação do PSDB é melancólica

 
Em 21 de março de 2022, o UCHO.INFO publicou matéria sobre o fim melancólico do PSDB, partido que esteve por duas vezes na Presidência da República e governou o principal estado da federação, São Paulo, por quase trinta anos.

Os nossos alertas sobre o esfacelamento do tucanato antecederam a referida matéria, que quando publicada recebeu elogios de integrantes da legenda que ainda resistem no ninho da coerência. Ao longo dos anos, afirmamos que o PSDB era tão pífio como partido, que sequer sabia como fazer oposição aos governantes da vez.

Por ocasião da CPMI dos Correios, em 2005, quando foi desnudado o esquema de corrupção conhecido como “Mensalão do PT”, havia a possibilidade de cassação da chapa que chegou ao Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva. Afinal, a campanha do petista pagou em conta bancária no exterior parte dos honorários do marqueteiro Duda Mendonça. A legislação eleitoral proíbe esse tipo de operação contábil.

À época, envergando os conhecidos “punhos de renda” e sobre “salto alto”, os tucanos resistiram à ideia de cassar a chapa liderada por Lula, sob o argumento que na eleição presidencial seguinte sairiam vitoriosos. Naquele momento, o editor do UCHO.INFO disse a alguns caciques do PSDB que a justificativa era absurda e Lula seria reeleito, como de fato aconteceu.

Na edição desta quarta-feira (5), o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou excelente entrevista com Aloysio Nunes Ferreira, integrante da “velha guarda” do PSDB. Ex-ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes disse à competente jornalista Vera Rosa que “o PSDB, hoje, não é confiável nem para oposição. Não é nada”.

 
Matéria relacionada
. O fim melancólico do PSDB, que saiu da social-democracia para se tornar um medíocre partido de direita

Aloysio foi além em seu desabafo e afirmou que a atual cúpula do PSDB faz a “leitura errada” do quadro político e sequer consegue discutir assuntos de interesse do País. “Para meu espanto, li a notícia de que o PSDB contratou uma influencer para definir o programa do partido. É um absurdo”, criticou.

Questionado se o PSDB é um partido de centro ou de direita, Aloysio Nunes respondeu sem volteios: “É um partido de direita. Está na mesma confusão entre vazio político, clientelismo e distanciamento da base social, assim como outros partidos que povoam esse campo da direita. Com um agravante: o que os líderes do PSDB falam não é ouvido. Se é que alguém fala alguma coisa”.

O PSDB começou a encolher como partido logo após Fernando Henrique Cardoso descer a rampa do Palácio do Planalto, em 1º de janeiro de 2023. De lá para cá o partido foi dragado pela vaidade, por figadais disputas internas e escândalos de toda ordem, mas abafados a tempo de evitar o pior.

O tucanato tinha salvação como legenda, mas alguém se deixou levar pela cantilena de João Dória Júnior, que em 2016 foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. Desde então, o PSDB tem marchado na direção da direita. Tanto é assim, que na campanha rumo ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista, João Dória se escorou em Jair Bolsonaro, o golpista.

Aloysio Nunes foi certeiro ao afirmar na entrevista que “o fundo do poço está muito fundo para o PSDB”. Não foi por falta de aviso, mas a soberba que sobra em alguns setores do tucanato causa surdez política. Agora, ao PSDB só resta existir como partido medíocre.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.