Turistas que ofenderam e agrediram Alexandre de Moraes, em Roma, responderão no Brasil

 
O episódio envolvendo um grupo de turistas brasileiros e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci, na Itália, na última sexta-feira (14), levou à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF).

A conduta dos brasileiros acusados de hostilizar Moraes e sua família pode ser enquadrada pela PF como agressão, injúria, difamação ou, inclusive, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

Na ocasião, Moraes, que voltava de uma palestra na Universidade de Siena, teria sido chamado de “bandido, comunista e comprado”. Pela legislação brasileira, a agressão verbal pode ser considerada crime contra a honra. O artigo 141 do Código Penal prevê também aumento da pena pelo fato de a vítima ser funcionário público e a ofensa ter ocorrido na presença de várias pessoas.

O caso se agrava diante da alegada agressão física sofrida pelo filho do ministro, que teria sido empurrado por um dos agressores, caracterizando lesão corporal leve ou grave, o que poderia levar a até cinco anos de reclusão.

 
Matéria relacionada
. Covarde, empresário nega ter ofendido Alexandre de Moraes e fala em “discussão acalorada”

Extraterritorialidade da lei penal

Por que brasileiros podem ser responsabilizados por atos tipificados como crimes pela lei brasileira cometidos no exterior? Isso se deve à chamada “extraterritorialidade da lei penal”, prevista no Código Penal brasileiro, que consiste na aplicação da lei penal brasileira a fatos ocorridos fora do território nacional.

De acordo com a lei nº 7.209/84, crimes praticados por brasileiros ficam sujeitos à legislação nacional mesmo quando cometidos no estrangeiro. No caso das agressões verbais, as penas podem chegar a até seis meses de detenção.

Especialistas consultados pelo jornal “O Globo” consideraram também a hipótese de a PF ou o Ministério Público Federal identificarem objetivo de coação ou constrangimento no exercício de ofício, o que aumentaria a pena para até oito anos de reclusão, segundo a tipificação de crimes contra o Estado Democrático de Direito.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.