Apagão atinge estados das cinco regiões do Brasil; Norte e Nordeste ainda enfrentam problemas

 
Moradores de 25 estados e do Distrito Federal enfrentaram na manhã desta terça-feira (15) falta de luz, que afetou o transporte público, o trânsito e o funcionamento de órgãos públicos em diversas cidades.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou a interrupção de 16 mil MW de carga em razão de uma “ocorrência” às 8h31 na rede que afetou a interligação Norte-Sudeste e derrubou o fornecimento de eletricidade em estados nas cinco regiões do país – à exceção de Roraima, que não está interligado ao sistema nacional.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, até as 10h22 o fornecimento já havia sido totalmente restabelecido nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Já as regiões Norte e Nordeste estavam, até as 12h30, com 41% e 85% da carga recomposta, respectivamente.

“Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado”, informou a pasta em nota. “No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.”

 
As causas do problema ainda estão sendo investigadas, mas o ONS afirma que a interrupção do abastecimento de energia no Sul e no Sudeste foi uma “ação controlada” para evitar que o problema se espalhasse.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de um grupo de trabalho para apurar o episódio, formado por representantes do ministério, do ONS e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Silveira estava no Paraguai para a posse do novo presidente do país, Santiago Peña, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois países compartilham a administração da usina hidrelétrica de Itaipu. Pela plataforma X, antigo Twitter, o ministro anunciou seu “retorno imediato”. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.