Filho “04” de Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Civil do Distrito Federal

 
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) uma operação que tem entre seus alvos Jair Renan Bolsonaro, o filho “04” de 25 anos do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Operação Nexum mira um grupo suspeito de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Renan é especificamente alvo de um mandado de busca e apreensão em endereços em Brasília e Balneário Camboriú (SC). Ao todo, agentes da polícia estão cumprindo dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. O celular do filho do ex-presidente foi apreendido durante a ação policial.

De acordo com a TV Globo, Maciel Carvalho, de 41 anos, é um dos alvos dos mandados de prisão. Ele seria o suposto mentor do esquema. Maciel era instrutor de tiro de Jair Renan. Nas redes sociais, eles aparecem juntos em fotos. Maciel já havia sido preso em janeiro deste ano no âmbito da operação Falso Coach. Na ocasião, ele foi acusado de vender armas ilegalmente e forjar documentos de registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC).

A operação desta quinta-feira é conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (DOT), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil do Distrito Federal.

 
Em março, Jair Renan foi nomeado para um cargo no Senado. Ele passou a atuar do senador Jorge Seif (PL), ex-secretário do governo Bolsonaro. O filho “04” de Bolsonaro também atua como influenciador nas redes e, assim como outros membros da família, também está envolvido em controvérsias.

Em 2022, Jair Renan depôs à Polícia Federal no âmbito de um inquérito que investigava suspeita de tráfico de influência. A investigação acabou arquivada por falta de indícios. No mesmo mês, um relatório da PF afirmou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) interferiu no andamento da investigação, segundo reportagem do jornal “O Globo”.

Em 2021, Jair Renan também foi tema de reportagens após se mudar com sua mãe, Ana Cristina Valle, para uma mansão avaliada em R$ 3,2 milhões.

Após a operação desta quinta-feira, o senador Flávio Bolsonaro, irmão de Jair Renan por parte de pai, comentou sobre as buscas. “É uma pessoa que não tem onde cair morta e está sendo investigada por lavagem de dinheiro. Não faz muito sentido isso. Espero que esse critério seja usado para todos. Alguém, investigadores procurando pelo em ovo mesmo sem ter nada, independente do sobrenome”, disse o parlamentar. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.