Polícia Federal prende suspeitos de ligação com o Hezbollah

 
Dois homens foram presos pela Polícia Federal nesta quarta-feira (8), em São Paulo, sob suspeita de planejar “atos extremistas” contra a comunidade judaica no Brasil a mando do Hezbollah, grupo radical islâmico financiado pelo Irã e que tem lançado ataques contra Israel a partir do Líbano desde a eclosão da guerra na Faixa de Gaza.

Os nomes dos homens foram mantidos em sigilo, mas, segundo a TV Globo, eles teriam feito viagens recentes a Beirute, capital do Líbano.

Além das prisões, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a corporação, a operação visa “interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país”.

Há ainda outros dois mandados de prisão expedidos contra descendentes de libaneses que estão no Líbano, ainda segundo a TV Globo. Os nomes deles foram incluídos em uma lista da Interpol.

Os recrutadores e os recrutados são investigados pelos crimes de constituir ou integrar organização terrorista e realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

 
O que é o Hezbollah?

Patrocinado pelo Irã, o Hezbollah – cujo nome significa “Partido de Deus” – é uma organização política e paramilitar islamista baseada no Líbano e classificada como organização terrorista por diversas nações, incluindo os Estados Unidos, a Alemanha e países da Liga Árabe.

Fruto da Revolução Islâmica que levou os aiatolás ao comando do Irã, após a deposição do xá Mohammad Reza Pahlavi, o Hezbollah atua fortemente no Sul do Líbano e tem importante participação na política do país.

O Hezbollah tem lançado ataques constantes contra Israel desde que o país declarou guerra contra outro grupo radical islâmico, o Hamas, que controla o território palestino da Faixa de Gaza e, no dia 7 de outubro, promoveu uma série de atentados terroristas em Israel, massacrando ao menos 1.400 pessoas e sequestrando outras 240.

A intensificação das hostilidades na fronteira entre Israel e Líbano em meio à guerra em Gaza despertaram temores de uma expansão regional do conflito.

Assim como o Hamas, o Hezbollah também tem um braço político, mas seu poderio militar é maior, o que faz dele uma ameaça mais significativa à segurança de Israel.

PF já prendeu outro suspeito de elo com o Hezbollah

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, a PF prendeu em 2018 um comerciante libanês acusado pelo governo americano de usar empresas de importação e exportação de eletrônicos na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) para enviar dinheiro ao Hezbollah no Líbano e na Síria.

Assad Ahmad Barakat, de 51 anos, já havia sido preso no Brasil em 2002 e extraditado para o Paraguai no ano seguinte, onde foi condenado pela Justiça, cumprindo pena de reclusão até 2008. Em entrevista ao jornal em 2002, o empresário disse que havia “uma grande ignorância no Ocidente” sobre o grupo. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.