Após fechamento da fronteira com o Egito, brasileiros permanecem retidos na Faixa de Gaza

 
A passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza do Egito, foi fechada novamente nesta sexta-feira (10), frustrando a expectativa sobre a saída de um grupo de brasileiros que tenta deixar o enclave palestino há mais de um mês, em meio a bombardeios e a uma grave crise humanitária.

A expectativa inicial era de que os brasileiros finalmente deixassem o território palestino nesta sexta-feira. No entanto, com o novo fechamento da passagem não há mais previsão de quando isso efetivamente ocorrerá.

O grupo é formado por 34 pessoas, sendo 24 brasileiros e dez palestinos que são membros de suas famílias. Eles estão presos no território desde os ataques do Hamas contra Israel, no dia 7 de outubro, e a posterior contraofensiva das forças israelenses à Faixa de Gaza.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira o fechamento da fronteira antes que o grupo pudesse deixar o local

“Ontem, ele [ministro das Relações Exteriores de Israel] me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto.”

De acordo com o ministro, o governo brasileiro mantém “contatos reiterados” com todas as partes envolvidas no conflito. “Esperamos que esses nomes sejam autorizados a cruzar [a fronteira] o mais rápido prazo possível”.

“Nossa lista não é das maiores. Temos 34 em Gaza. Há países que têm números muito maiores. A passagem é complexa porque a passagem de Rafah fica aberta durante algumas horas por dia e há um entendimento entre as partes que, em primeiro lugar, passam ambulâncias com feridos. Só depois disso passam, então, os nacionais de outros países. Foi o que aconteceu hoje, ontem e até a quarta-feira, em que não houve passagem do lado da Faixa de Gaza para o Egito.”

Um avião cedido pela Presidência da República aguarda há semanas do lado egípcio para trazer o grupo de volta ao Brasil.

 
Bombardeios e falta de recursos

Israel reagiu aos ataques terroristas com intensos bombardeios a alvos em Gaza e, mais tarde, ccom o envio de tropas por terra, como parte de sua campanha militar que visa derrotar o grupo terrorista palestino. A ação israelense já teria deixado mais de 10 mil mortos, segundo Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas. Mais de 200 pessoas são mantidas como reféns pelos terroristas.

Os brasileiros e as agências de ajuda humanitária em Gaza relatam falta de água potável, eletricidade, alimentos e remédios devido ao cerco imposto por Israel ao enclave. Segundo a ONU, a ajuda humanitária autorizada a entrar é insuficiente para cobrir as necessidades de cerca de 2,2 milhões de habitantes do território palestino.

Inicialmente, um grupo de 22 brasileiros foi abrigado em uma escola católica na Cidade de Gaza. Mas, após expirar o prazo dado pelas Forças de Defesa de Israel para a evacuação da cidade antes da ofensiva militar, o grupo foi levado de ônibus até a cidade de Khan Younis, na região sul do enclave, próxima à fronteira com o Egito.

Desde então, o grupo aguardava liberação para poder atravessar o posto na cidade de Rafah, que é controlado pelo Egito, e seguir para o Brasil.

 
Tensões entre Brasil e Israel

A demora e os atrasos na operação geraram incômodo entre diplomatas brasileiros. Segundo o portal de notícias G1, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao governo de Israel que se algo acontecer com os brasileiros na zona de conflito, as relações diplomáticas entre os dois países se tornarão insustentáveis.

Uma nova rodada de negociações com Israel teria envolvido o chanceler Mauro Vieira, o assessor especial Celso Amorim, e o próprio presidente Lula. O Brasil enfatizou ter sido uma das primeiras nações a entregar uma relação de seus cidadãos que estão em Gaza aguardando repatriação.

Informações do portal G1 revelam que o Itamaraty tem ressaltado o peso do Brasil na América Latina e o ambiente controverso e crítico ao modo como Israel tem conduzido a resposta ao atentado do grupo terrorista Hamas.

O recado de Lula a Israel destacou que países sul-americanos como o Chile, já determinaram o retorno de seus embaixadores por discordarem da reação israelense, que vem sendo bastante contestada internacionalmente.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou em um vídeo divulgado nesta quarta-feira que seu país fazia “tudo que está ao seu alcance para articular a saída dos brasileiros de forma segura e o mais rápido possível”. Ele acusou o Hamas de impedir estrangeiros de saírem no domingo, na segunda-feira e na quarta-feira desta semana.

No entanto, o embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto disse que a situação vinha dependendo de uma autorização das autoridades israelenses. “Para o governo egípcio, segundo nos foi dito mais de uma vez, não há qualquer dificuldade para autorizar imediatamente a entrada dos brasileiros no Egito, no entendimento de que eles irão em seguida para o Brasil”, afirmou, na semana passada. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.