PGR denuncia deputado bolsonarista por racismo contra Silvio Almeida e injúria contra Lula

 
A Procuradoria-Geral da República denunciou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao Supremo Tribunal Federal por racismo contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e por injúria contra o presidente Lula (PT). A denúncia, apresentada ao STF em 17 de novembro, é assinada pela vice-procuradora-geral Ana Borges Coelho Santos.

O processo tem como base declarações dadas pelo bolsonarista durante um podcast em 23 de outubro. Na ocasião, Gayer chamou Lula de “bandido” e disparou críticas aos ministros do STF. Também associou africanos ao baixo quociente de inteligência e afirmou que são desprovidos de “capacidade cognitiva” para viver em um regime democrático.

Cinco dias após a participação de Gayer no podcast, o ministro Silvio Almeida foi às redes sociais para repudiar as declarações do deputado e informar que havia solicitado ao Ministério da Justiça abertura de investigação.

Gayer, por sua vez, retrucou: “Mais um pra provar que QI baixo é fundamental para apoiar ditaduras. Infelizmente temos um ministro analfabeto funcional ou completamente desonesto”. Em suma, o deputado voltou a cometer o crime de racismo, que a legislação trata como injúria racial

A PGR foi acionada pelas deputadas federais Erika Hilton (SP), Luciene Cavalcante (SP), Célia Xakriabá (MG) e Talíria Petrone (RJ), todas do PSOL. A Advocacia-Geral da União também apresentou à Procuradoria notícia-crime contra o parlamentar.

Na denúncia, a vice-procuradora sustenta que Gustavo Gayer induziu e incitou “a discriminação e o preconceito de raça, cor e procedência nacional”, disseminando “ideias racistas e segregacionistas, inferiorizando e desumanizando negros e afrodescendentes ao compará-los a macacos”.

 
A Procuradoria pede que Gayer, ao final do processo, perca mandato parlamentar caso a pena aplicada seja maior que quatro anos de prisão. Também solicita que seja condenado a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos, valor a ser revertido para políticas antirracistas.

Desde a chegada de Jair Bolsonaro ao poder até a data da sua mudança do Palácio do Planalto, o número de casos de racismo e violência doméstico cresceu de forma exponencial, sem que a devida punição tenha ocorrida na mesma medida. Esse movimento está calcado na forma estúpida e torpe de Bolsonaro existir. Mesmo que tenha tentado se justificar após as declarações condenáveis, o ex-presidente incentivou, com seu comportamento, a reverberação desses ataques criminosos.

Para o infortúnio de um país cuja população é formada por 55,9% de pardos e pretos, o crime de racismo vem sendo tratado como estranha normalidade pela sociedade. Muitos dizem que o racismo no Brasil é estrutural, mas ousamos acrescentar a esse discurso o termo “sistêmico”. O racismo no Brasil é estrutural e sistêmico, pois além de estar entranhado na sociedade, se repete de forma randômica.

As leis que punem o racismo são frouxas, proporcionando ao criminoso a sensação de impunidade, sem considerar a morosidade da Justiça brasileira. É preciso endurecer urgentemente a legislação de combate ao racismo, com prisão sem direito a fiança, pois somente dessa maneira tal prática diminuirá.

Além disso, no caso de quem comete crime de racismo ocupar cargo público ou estar no cumprimento de mandato eletivo, o mesmo deve ser exonerado ou cassado de forma sumária.

Causa indignação o fato de a Câmara dos Deputados não ter aberto até o momento processo disciplinar na Comissão de Ética contra o bolsonarista Gustavo Gayer, que em qualquer país minimamente sério e com autoridades cientes de suas responsabilidades já teria perdido o mandato parlamentar e estaria respondendo a processo criminal. Enquanto o Brasil insiste no “faz de conta”, o racismo corre solto. Até quando?


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.