Poeta palestino Refaat Alareer morre durante bombardeio na Faixa de Gaza

 
O poeta palestino Refaat Alareer, importante representante de uma geração de autores de Gaza, que escrevia em inglês para contar a história do enclave, morreu na quinta-feira (8), em um bombardeio israelense, informaram amigos do artista.

“O assassinato de Refaat é trágico, doloroso e escandaloso. É uma perda imensa”, anunciou Ahmed Alnaoq, amigo do poeta, na rede social X.

“Meu coração está partido. Meu amigo e meu colega Refaat Alareer foi assassinado com sua família há alguns minutos”, escreveu no Facebook o poeta Mosab Abu Toha.

Professor de Literatura Inglesa na Universidade Islâmica de Gaza, Alareer foi um dos fundadores do projeto “We are not numbers” (“Nós não somos números”), que unia os autores de Gaza com “mentores” no exterior que os ajudavam a escrever em inglês sobre sua realidade.

Ele editou o livro “Gaza writes back”, compilação de crônicas sobre a vida no território palestino escritas por jovens autores. Também publicou “Gaza unsilenced”.

Poucos dias após o início da ofensiva terrestre israelense, Alareer anunciou que se recusava a deixar o norte da Faixa, epicentro dos combates.

Também publicou na rede social X um poema que viralizou, com o título “If I must die” (“Se eu devo morrer”):

Se eu devo morrer

Se eu devo morrer,
Você deve viver
Para contar minha história
Para vender minhas coisas
Para comprar um pedaço de pano,
E alguns barbantes
(Fazê-lo branco com uma longa cauda)
Para que uma criança, em algum lugar de Gaza
Enquanto olha nos olhos do céu
Esperando seu pai que partiu em uma chama –
E não se despediu de ninguém,
Nem mesmo de sua carne,
Ne mesmo de si mesmo –
Veja a pipa, a minha pipa que você fez voando lá em cima
E pense, por um momento, que um anjo está lá, trazendo de volta o amor
Se eu devo morrer,
Que traga esperança
Que seja um conto


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.