Comissão Europeia garante que negociações para selar acordo com o Mercosul continuam

 
A Comissão Europeia garantiu nesta terça-feira (30) que continua buscando formas de fechar o acordo de livre comércio com o Mercosul, um dia após o governo francês dizer que não há entendimento e que a União Europeia (UE) estaria encerrando as negociações.

“As discussões continuam, e a União Europeia continua a cumprir seu objetivo de chegar a um acordo que respeite nossas metas de sustentabilidade e nossas preocupações, particularmente no que diz respeito ao setor agrícola”, sublinhou o porta-voz da Comissão, Eric Mamer.

“Estamos em contato com nossos parceiros no Mercosul, isso está em andamento em termos de negociações para os acordos comerciais”, disse ele, acrescentando que o acordo comercial ”é uma prioridade da Comissão Europeia”.

“Conversas interrompidas”

Um conselheiro presidencial francês havia dito na segunda-feira que a UE entendeu ser impossível chegar a um acordo nas condições atuais e que elas haviam sido interrompidas por causa da posição de Paris.

“Entendemos que a UE instruiu seus negociadores para colocar fim à sessão de negociação em andamento no Brasil e, em particular, cancelar a visita do vice-presidente da Comissão, que havia sido planejada com vistas a uma conclusão”, disse o assessor.

O porta-voz da Comissão Europeia disse que o presidente francês, Emmanuel Macron, e a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, estiveram em contato, mas não quis tecer comentários sobre a conversa.

Autoridades francesas disseram que Macron discutiria a questão na quinta-feira com von der Leyen, à margem de uma cúpula da UE em Bruxelas. Marmer, entretanto, não quis confirmar se a conversa realmente acontecerá.


 
O porta-voz da Comissão Europeia afirmou que o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, que supervisiona o comércio, estava pronto para viajar para a América Latina se for possível chegar a um acordo. “Mas, com base nas últimas reuniões que tivemos, isso não parece ser o caso no momento”, disse.

A União Europeia e o Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, concordaram com um texto de acordo comercial em 2019, após 20 anos de negociações intermitentes. Vários outros membros da UE apoiam o acordo. As negociações foram retomadas depois que o bloco europeu buscou garantias sobre as mudanças climáticas e o desmatamento.

Para ser ratificado, no entanto, o acordo precisa do aval de todos os países do Mercosul e de todos os Estados-membros da União Europeia.

Reservas da França

A França expressou repetidamente reservas sobre o acordo UE-Mercosul e disse que seus agricultores se opõem à perspectiva de permitir a importação de alimentos mais baratos, principalmente carne bovina, que não atendam aos rígidos padrões ambientais da UE.

Na última semana, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, reiterou durante um protesto de agricultores a forte oposição do país ao acordo. “Conforme já anunciado pelo presidente da República [Emmanuel Macron], a França opõe-se à assinatura do acordo com o Mercosul. Digo isso em alto e bom som”, frisou Attal.

Não só a França, mas vários países da UE vêm registrando desde dezembro uma série de protestos dos agricultores, incluindo Polônia, Alemanha e Bélgica.

Embora eles estejam irritados por uma série de questões, muitos destacam o acordo com o Mercosul, temendo que ele deprecie ainda mais os preços de seus produtos e aumente a concorrência dos exportadores agrícolas sul-americanos. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.