Barroso rejeita pedido da bancada evangélica para adiar julgamento sobre porte de drogas

 
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso rejeitou pedido de líderes da bancada evangélica no Congresso Nacional para que o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal seja adiado. O julgamento será retomado nesta quarta-feira (6) no plenário do STF.

Em reunião na noite de terça-feira (5), com deputados e senadores, Barroso disse que o Supremo em análise não está a liberação das drogas, mas os parâmetros que possibilitem diferenciar tráfico do porte para uso pessoal.

“Não vamos liberar a maconha. Eu sou contra as drogas e sei que é uma coisa ruim e é papel do Estado combater o uso de drogas ilegais e tratar o usuário”, disse o ministro.


 
Matéris relacionadas
. STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas; há maioria para liberação da maconha
. Senado quer confrontar julgamento do STF sobre descriminalização do porte de drogas para uso próprio

Durante o encontro com parlamentares, Barroso lembrou que o Congresso derrubou a pena de prisão para o porte de drogas. O ministro disse que o grande problema na lei vigente é a falta de critérios objetivos para diferenciar o traficante do usuário.

“Se um garoto branco, rico e da Zona Sul do Rio é pego com 25g de maconha, ele é classificado como usuário e é liberado. No entanto, se a mesma quantidade é encontrada com um garoto preto, pobre e da periferia, ele é classificado como traficante e é preso. Isso que temos que combater”, afirmou Barroso. “E é isso que será julgado no Supremo esta semana.”

O presidente do STF se dispôs a discutir conjuntamente com a bancada evangélica alternativas para o combate ao tráfico de drogas por meio de políticas públicas. O cenário atual facilita a atuação dos traficantes e impulsiona uma máquina de corrupção operado por alguns policiais.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.