Câmara dos Estados Unidos aprova lei que pode banir TikTok do país

 
Parlamentares norte-americanos aprovaram nesta quarta-feira (13) projeto de lei que poderá resultar no banimento da rede social TikTok nos Estados Unidos, em meio a preocupações de que o popular aplicativo de vídeo possa representar riscos à segurança nacional.

Com a lei, a empresa chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, terá prazo de seis meses para vender seus negócios nos EUA, sob risco de o aplicativo ser proibido em solo americano.

Após o projeto de lei ser apresentado na semana passada, os líderes republicanos trabalharam com rapidez para acelerar os trâmites no Congresso.

Um comitê da Câmara aprovou a proposta por 50 votos a zero, mesmo depois de seus gabinetes serem inundados de telefonemas de usuários exigindo que eles derrubassem a nova lei. Alguns escritórios chegaram a desligar seus telefones.

Nesta quarta-feira, a Câmara dos Representantes aprovou o projeto de lei por 352 votos a 65. A legislação será encaminhada ao Senado, onde deverá ser revista antes de ir à votação. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já afirmou que sancionará a lei caso seja aprovada.

Propaganda e espionagem

Os críticos à nova lei apontam que, se aprovado, o texto provavelmente passará anos sendo alvo de disputas judiciais em torno da proteção à liberdade de expressão resguardada pela Constituição americana.

Os parlamentares afirmam que a ByteDance é ligada ao governo chinês, e que Pequim poderia a qualquer momento exigir acesso aos dados dos usuários nos EUA. Essa preocupação existe pelo fato de um conjunto de leis chinesas de segurança nacional obrigarem as empresas a fornecer material de inteligência sempre que forem a requisitadas a fazê-lo.

Alguns especialistas em cibersegurança afirmam que os dados dos usuários poderiam ser utilizados pelos chineses para disseminar material de propaganda nos EUA, espionar usuários e exercer influência, em pleno ano de eleições presidenciais nos EUA.

Dessa forma, os congressistas americanos querem que o TikTok – que possui em torno de 170 milhões de usuários nos EUA, segundo a própria empresa – se separe da ByteDance para que possa continuar operando no país.

Com a aprovação, a lei se tornará o mais recente agravamento das tensões entre a China e os Estados Unidos.

TikTok nega compartilhamento de dados

Alguns parlamentares do Partido Republicano contrários à nova lei afirmaram que os usuários deveriam ser alertados sobre as questões de privacidade envolvendo o TikTok, para poderem tomar a decisão final sobre a utilização ou não do aplicativo. Os democratas que se opuseram à legislação alertaram sobre o impacto da proibição aos proprietários de empresas e empreendedores.

Um porta-voz do TikTok criticou em nota o fato de a lei ter avançado na Câmara em um processo sigiloso. “Esperamos que o Senado considere os fatos, ouça seus constituintes e se dê conta do impacto econômico sobre os 7 milhões de pequenos negócios e 170 milhões de americanos que utilizam nossos serviços”, sublinhou.

O TikTok negou várias vezes que pudesse ser usado como uma ferramenta do governo chinês. A rede social assegura que jamais compartilhou dados de usuários americanos com autoridades chinesas e que não o faria mesmo se isso lhe fosse exigido.

O governo americano também não apresentou qualquer prova de que a rede social tenha compartilhado dados com Pequim. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.