Israel lança ataque com mísseis contra o Irã, informa a imprensa norte-americana

 
Mísseis lançados por Israel atingiram a cidade iraniana de Isfahan, localizada a 450 quilômetros da capital Teerã, na noite desta quinta-feira (18). A informação foi divulgada pela rede de televisão norte-americana ABC News.

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central de Isfahan, cidade que abriga instalações nucleares, centros de pesquisas e plantas de projetos militares. A oitava base de caça da Força Aérea do Exército iraniano também está próxima ao local onde as explosões foram ouvidas, informou a Fars News, agência de notícias do Irã. A Iranian Press TV também noticiou que uma explosão foi ouvida perto do centro da cidade.

Várias instalações nucleares iranianas estão localizadas na província de Isfahan, como a central de Natanz, núcleo do programa de enriquecimento de urânio do Irã.

Os sistemas de defesa aérea do Irã foram ativados em várias províncias do país. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal IRNA na madrugada de sexta-feira (horário local).

O governo iraniano informou que voos com destino a Teerã, Isfahan e Shiraz estão suspensos. Em entrevista à emissora Mehr TV, o diretor de relações públicas do Irã afirmou que “os passageiros devem verificar as informações do voo antes da partida”.


 
Ao menos oito voos foram desviados do espaço aéreo iraniano, de acordo com informação divulgada pela CNN. O site Flight Radar 24, que monitora voos em tempo real ao redor do planeta, mostra diversos voos sendo desviados do espaço aéreo iraniano na manhã de sexta-feira (noite de quinta-feira, no horário de Brasília).

O ataque pode ter sido a resposta prometida pelo governo de Tel Avi, depois que Israel foi alvo de mais trezentos misseis e drones lançados pelo Irã no último sábado (13).

Até o ataque desta noite, o governo de Israel discutia como seria a resposta ao Irã. De acordo com o canal israelense Channel 12, Israel discutia uma réplica ao ataque para “ferir” o Irã, sem provocar uma guerra regional.

No contraponto, o Irã, após o ataque de sábado, afirmou que lançaria ofensiva ainda maior contra Israel caso fosse alvo de um contra-ataque.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou em conversa com o emir do Qatar que qualquer ação contra os interesses do país receberá uma resposta severa.

Nesta quinta-feira, o Irã disse que poderia reavaliar sua doutrina atômica – oficialmente é voltada para fins pacíficos – caso Israel mirasse instalações nucleares do país.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.