Aeroporto de Porto Alegre suspende as operações até o final de maio

 
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, suspendeu as atividades de pousos e decolagens até o final de maio, em razão da catástrofe provocada pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A pista do aeroporto está alagada, na parte interna do terminal a água já alcança as escadas rolantes.

As companhias aéreas iniciaram a suspensão dos voos com destino à capital gaúcha na última sexta-feira (3). Contudo, naquele momento não havia avaliação sobre a situação do aeroporto, principalmente das pistas. Sem previsão para o recuo da inundação, a Fraport Brasil, concessionária que opera Aeroporto Salgado Filho, divulgou nota para dar publicidade à decisão.

Inicialmente, as companhias Azul, Gol e Latam anunciaram a suspensão dos voos para Porto Alegre até a próxima sexta-feira (10), mas nova avaliação sobre as condições do Aeroporto Salgado Filho alterou os planos das empresas aéreas.

O número de mortos devido aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (6). São investigadas outras quatro mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. Informação anterior dava conta de 276 feridos.


 
Matéria relacionada
. Mais de 850 mil afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Em todo o estado há mais de 115 mil desalojados, que se encontram na casa de parentes ou amigos; 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos.

Pelo menos 439 mil pontos estão sem energia elétrica. O número de domicílios sem abastecimento de água caiu de mais de 1 milhão, na noite de sábado, para pouco mais de 839 mil no domingo, segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Nota da Fraport Brasil

“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações.”


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.