Volta a chover em Porto Alegre; Prefeitura interrompe resgate das vítimas

(Fotos: Gustavo Mansur – Palácio Piratini)

 
O resgate das vítimas na capital gaúcha foi interrompido no início da tarde desta quarta-feira (8) devido à volta da chuva e de ventos fortes em Porto Alegre.

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, há possibilidade de precipitação de até 15 milímetros e ventania de até 80 km/h, aumentando o risco de descargas elétricas. A previsão meteorológica para várias cidades do estado aponta chuva acima de 100 milímetros, queda de temperatura e ventos de até 100 km/h.

O avanço da frente fria resulta de um ciclone extratropical formado próximo à costa da Argentina. De acordo com a Climatempo, o sistema não passará pelo território gaúcho, mas favorece a intensidade dos ventos na região Sul do País – além de provocar o retorno da chuva.

“Não tem expectativa de volumes ‘extremos’ para o decorrer do dia, mas temos a condição de temporais (chuva forte com raios) até o final desta quarta em grande parte do estado, situação que ainda preocupa devido aos acumulados dos últimos dias. Além disso, devido ao forte gradiente de pressão com a atuação do ciclone, tem previsão de ventania no estado. Já está ventando bastante e as rajadas podem ser ainda mais fortes ao longo do dia”, informou a Climatempo.


 
Matérias relacionadas
. Tragédia no RS: sobe para 100 o número de mortos por causa dos temporais dos últimos dias
. Catástrofe RS: Guaíba pode levar mais de um mês para voltar ao nível normal

Por essa razão, a movimentação de barcos com equipes de resgate nas áreas alagadas foi suspenso. Na capital do Rio Grande do Sul.

Na manhã desta quarta-feira, o nível do Lago Guaíba baixou 20 centímetros desde a noite de terça e chegou a 5,08 metros de altura, às 11h. Apesar da redução, o nível das águas permanece acima da cota de inundação, que é de 3 metros.

No sábado (4), o Guaíba chegou a 5,30 metros, de acordo com informações do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic).

No Instagram, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, alertou para chuvas intensas na região durante a quarta-feira. “Isso dificulta o escoamento das águas”, informou. “Há um índice muito forte de chuva para as próximas horas e isso vai acelerar com a mudança do vento.” (Fotos: Gustavo Mansur – Palácio Piratini)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.