(*) Gisele Leite
A notável doutrinadora Judith Martins-Costa divulgou que o projeto de lei responsável pela Reforma do Código Civil é desastroso e repleto de inconsistência normativa, o que acarretará maior insegurança jurídica. Dotada de habitual coragem e altivez, a douta professora criticou a Reforma que é resultante de populismo jurídico.
E, provavelmente, produzirá graves danos, além de insegurança, litigiosidade e comprometimento do sistema do direito privado. Na reunião da IASP destacou três pontos cruciais, a saber: 1. excesso de regras abertas, contraditórias, neologismos e expressões carentes de densidade normativa; 2. consumerização absoluta dos contratos; e 3. panfuncionalização da responsabilidade civil.
Destacou ainda a cláusula contratual que contraria a função social do contrato de pleno direito, gerando novas incertezas e litígios. Criticou ainda como tal reforma foi lançada sem que se mensurasse previamente seus custos econômicos, sociais e culturais do seu impacto?
Cumpre sublinhar que a doutrinadora civilista é autora da mais completa obra a respeito da boa-fé no Direito Privado brasileiro, sendo livre-docente e doutora pela USP, parecerista, professora e advogada. Rezemos que o dito projeto seja engavetado e sepultado no mais profundo esquecimento.
(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.
As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.