Cannes: Wagner Moura eleito melhor ator, por “O Agente Secreto”; Kleber Mendonça Filho, melhor direção

O ator Wagner Moura venceu neste sábado (24) o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2025, pelo filme “O Agente Secreto”. É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha esse prêmio no festival. O diretor Kleber Mendonça Filho foi premiado com o troféu de melhor direção. Também é a primeira vez, desde Glauber Rocha, que um diretor brasileiro leva o troféu.

Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.

Confira os vencedores do Festival de Cannes 2025:

• Melhor ator – Wagner Moura, por “O Agente Secreto”;
• Melhor diretor – Kleber Mendonça Filho, por “O Agente Secreto”;
• Palma de ouro – “A Simple Accident”, de Jafar Panahi;
• Grand Prêmio – “Sentimental Value”, de Joachim Trier;
• Prêmio Especial do Júri – “Ressurreição”, de Bi Gan;
• Câmera de Ouro – O “Bolo do Presidente”, de Hasan Hadi;
• Prêmio do Júri – Mascha Schilinski, por “Sound of Falling”;
• Melhor Roteiro – Jean-Pierre e Luc Dardenne, por “Young Mothers”;
• Menção Especial – My Father’s Shadow, de Akinola Davies Jr.;
• Curta-metragem Palma de Ouro – I’m Glad You’re Dead Now, de Tawfeek Barhom;
• Menção Especial, curta-metragem – Ali, de Adnan Al Rajeev;
• Melhor atriz – Nadia Melliti, por “The Little Sister”.

Outros prêmios

Nesta edição do Festival de Cannes, o filme brasileiro ganhou o prêmio da Crítica. O anúncio foi publicado no perfil da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci) no Instagram. O prêmio não faz parte da lista oficial do festival – a categoria foi criada paralelamente por críticos.

“O Agente Secreto” também levou o prêmio o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França.

“O Agente Secreto”, ambientado nos anos 1970, conta a história de um professor universitário, interpretado por Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

O longa estreou no festival no domingo com cerca de quinze minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Desde então, o longa ganhou muitos elogios da crítica internacional, e foi destacado como o provável vencedor da Palma de Ouro pelo jornal inglês “The Guardian”.

Brasil é o País de Honra no Festival

O Festival de Cannes anunciou em fevereiro que o Brasil será o País de Honra na edição de 2025. A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).

“Este prestigioso reconhecimento destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional”, publicou o Ministério da Cultura no site do governo à época.

Além disso, este é o Ano Cultural Brasil-França 2025, iniciativa acordada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron em 2023, retomando as experiências bem-sucedidas do Ano do Brasil na França (2005) e do Ano da França no Brasil (2009).

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.