
A Justiça de São Paulo acatou o pedido dos filhos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para interditá-lo. A informação foi publicada primeiramente pelo jornal O Globo na quarta-feira (15) e, depois, confirmada por outros veículos.
Aos 94 anos, o ex-político sofre de Alzheimer e teve um agravo no seu quadro de saúde. O seu filho mais velho, Paulo Henrique deverá assumir a gestão do patrimônio do pai, o que, segundo o colunista Lauro Jardim, ele já vinha fazendo.
A decisão da Justiça, conforme citada pela jornalista Mônica Bergamo, estipula duas semanas para que o filho do ex-presidente formalize a anuência da sua atual companheira, Patrícia Kundrát.
FHC foi presidente do Brasil por dois mandatos, entre 1995 e 2002. Ele seria precedido pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, então no seu primeiro mandato. Em 2022, o tucano apoiou a candidatura do petista contra Jair Bolsonaro.
Nascido no Rio de Janeiro em 1931, em uma família de militares, ele é também sociólogo e professor. Foi cofundador do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), junto com Mario Covas, José Serra e outros, em 1988.
O seu legado inclui o Plano Real, lançado em 1994, criado para atacar a inflação com a criação de uma nova moeda. Ficou conhecido como moderado, segurando o ímpeto de tucanos mais radicais e costurando boas relações na cena política.






