Kim Jong-un está em tratamento médico após “procedimento cardiovascular”, informa agência

     
    Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un está em complexo tratamento médico após submeter-se a “procedimento cardiovascular” no início deste mês, informaram nesta segunda-feira (20) algumas fontes à imprensa sul-coreana. Enquanto crescem as especulações sobre a saúde de Kim, o regime de Pyongyang mantém obsequioso silêncio sobre o tema.

    Um oficial da Casa Branca informou à rede de televisão norte-americana CNN que Kim Jong-un enfrenta “grave perigo” após passar por cirurgia. Como até o momento não há qualquer informe oficial por parte do governo da Coreia do Norte, é preciso cautela em relação ao assunto, já que tudo é possível, a começar por uma estratégia belicista escondida por trás da notícia. Afinal, os EUA estão sob tensão por causa da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

    A notícia surgiu em meio a especulações sobre o estado de saúde do ditador do norte-coreano após sua ausência nas festividades de 15 de abril, quando é comemorado o aniversário de Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte, morto em 1994, e avô do atual tirano.

    À época, chegou-se a especular que Kim Jong-un adotara medidas de precaução extremas por causa da Covid-19, mas com o passar dos dias a informação foi perdendo força. O regime norte-coreano não divulga se há ou não casos da doença no país.

     
    Até o momento não há sequer detalhes sobre tratamento a que está sendo submetido o ditador norte-coreano, assim como desconhece-se as possíveis complicações cardiovasculares de Kim Jong-un. Como a regime norte-coreano é o mais fechado do planeta, obter informações é algo extremamente difícil, em especial quando envolve o chefe da nação.

    O site Daily NK, mantido por desertores do regime norte-coreano, informa que Kim encontra-se em recuperação em um resort na costa leste da Coreia do Norte. A saúde do ditador, de acordo com o Daily NK, entrou em processo de deterioração devido ao tabagismo, obesidade e excesso de trabalho.

    Enquanto o assunto permanece na seara das especulações, o governo da vizinha Coreia do Sul busca informações seguras sobre a real situação da saúde de Kim Jong-un.

    Autoridades do Ministério da Unificação – pasta do governo sul-coreano responsável pelas tratativas com o vizinho do norte – e do Serviço Nacional de Inteligência não confirmaram os relatos sobre o estado de saúde de Kim, informa a Associated Press.

    Na última semana, a Coreia do Norte voltou a disparar mísseis balísticos de curto alcance, em clara demonstração que o programa nuclear do país continua em marcha. O lançamento de mísseis foi retomado por Pyongyang há pouco menos de um ano, mesmo depois da tentativa de reaproximação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.