A polícia de Nova York prendeu nesta quarta-feira (13) Frank James, de 62 anos, suspeito do ataque dentro da estação de metrô do Brooklin no dia anterior, disse o prefeito da cidade, Eric Adams.
“Meus caros nova-iorquinos: nós o pegamos”, disse Adams em pronunciamento em vídeo, já que não pode participar de encontros públicos por ter contraído Covid-19.
Até então considerado como “pessoa de interesse” da polícia, James é apontado como responsável por ter detonado duas bombas de fumaça e atirado contra passageiros na estação metroviária, onde ao menos 23 pessoas ficaram feridas.
A comissária de polícia Keechant Sewell disse em entrevista coletiva que o suspeito foi detido após operação de patrulhamento em Manhattan, uma das cinco principais regiões da cidade. “Esperamos que essa prisão traga segurança para a população de Nova York”, disse Sewell.
De acordo com a comissária, a prisão só foi possível porque uma denúncia anônima foi feita ao serviço de polícia da cidade.
Passagem pela polícia
Frank James tem passagem pela polícia e já foi preso ao menos outras nove vezes desde 1998, segundo as autoridades norte-americanas.
Investigadores o identificaram após encontrar a chave de uma van, alugada por ele, no local do tiroteio, junto com uma sacola com fogos de artifício, bomba de gás e uma arma. Imagens de câmeras de segurança mostraram James deixando a estação do Brooklin. A foto foi compartilhada pelas autoridades americanas.
Uma gravação divulgada pela emissora WNBC mostra o momento em que James entra em uma estação de metrô, usando colete laranja e máscara, minutos antes do ataque.
Possível prisão perpétua
O procurador do Brooklyn, Breon Peace, afirmou em entrevista coletiva que o suspeito do tiroteio no metrô será denunciado a um tribunal federal.
James deverá enfrentar várias acusações, incluindo o uso de arma para causar morte e ter provocado ferimentos graves a passageiros e funcionários do sistema de metrô de Nova York. Contudo, não ficou claro se o suspeito seria acusado por terrorismo, uma vez que a polícia americana descartou a hipótese deste tipo de crime durante as investigações.
Peace citou um artigo da lei americana para justificar a acusação contra James. No aludido artigo, são condenáveis os ataques terroristas ou outros ataques violentos dentro de transportes em massa. Em caso de condenação, Frank James poderá ser sentenciado à prisão perpétua.
Tiros e machado
A polícia informou que Frank James disparou 33 tiros de uma pistola semiautomática, que mais tarde foi recuperada junto com três carregadores de munição, um pequeno machado, alguns fogos de artifício e um recipiente de gasolina.
Sewell havia dito mais cedo que o tiroteio não estava sendo tratado imediatamente como um ato de terrorismo.
Os investigadores encontraram uma série de postagens nas redes sociais ligadas a um indivíduo chamado Frank James que mencionou os sem-teto e o prefeito de Nova York, disse Sewell. No entanto, ainda não sabe o que haveria motivado o ataque.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.