“Dia do Patriota”, que seria comemorado em 8 de janeiro, é revogado pela Câmara de Porto Alegre

 
A manifestação golpista que emergiu da Câmara Municipal de Porto Alegre virou fumaça. Isso porque o Legislativo da capital gaúcha revogou, nesta segunda-feira (28), a lei que instituía o “Dia do Patriota” na cidade, a ser comemorado em 8 de janeiro, mesmo dia dos atos golpistas protagonizados pela malta bolsonarista, que resultou na invasão e depredação das sedes dos três Poderes da República, em Brasília.

A revogação foi confirmada durante votação em sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira. De acordo com a direção da Câmara de Porto Alegre, o projeto de revogação foi protocolado pela vereadora Karen Santos (PSOL) na última sexta-feira (25).

“É uma vitória da coletividade. Acompanhamos de perto nos últimos dias, a repercussão da questão a nível nacional, e após a reunião de hoje chegamos a um acordo, com a união dos vereadores, independente de partidos e questões ideológicas”, disse Sossmeier.

O projeto passou rapidamente pelas comissões, em regime de urgência, permitindo apreciação e votação em plenário. A proposta passou a ser primeira da lista de votações, após alteração da ordem do dia.

Como acordado entre as lideranças, não houve manifestações na tribuna, o que acelerou o processo de votação. O resultado foi de 31 votos favoráveis e uma abstenção, de Jessé Sangalli (Cidadania).

Também nesta segunda-feira, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a revogação da lei municipal. A decisão é liminar (provisória), mas Fux remeteu o caso para o plenário virtual do STF. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República.

 
Matéria relacionada
. Prazo para Tarcísio de Freitas explicar homenagem a Erasmo Dias não ilide crime contra a democracia

Dia do Patriota

Mais uma provocação dos adeptos do golpe militar, a proposta foi apresentada em 15 de março pelo então vereador Alexandre Bobadra (PL), que cinco meses depois teve a cassação do mandato confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Bobadra foi cassado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

No primeiro semestre, a proposta passou pelas três comissões permanentes da Câmara porto-alegrense e não foi analisada pelo plenário. Em junho, seguiu para o prefeito Sebastião Melo (MDB), que não sancionou nem vetou. Sem manifestação do chefe do Executivo municipal dentro do prazo previsto, o projeto retornou para o Legislativo, que sancionou a lei.

É de suma importância que os brasileiros de bem, amantes da democracia, fiquem atentos às movimentações dos golpistas, que ainda não assimilaram a derrota de Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2022.

Inelegível e em processo de desidratação política, Bolsonaro deixa uma herança política que já é disputada silenciosamente por muitos. O mais recente exemplo partiu do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que sancionou lei que homenageia o coronel Erasmo Dias, um dos representantes da facinorosa ditadura militar.

Quando o então deputado federal Jair Bolsonaro, durante votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff, no plenário da Câmara dos Deputados, dedicou seu voto ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, surgiu o primeiro sinal na direção do golpismo que começava a se erguer no País.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.