Aprovação de Trump nos 100 primeiros dias de governo é a pior em 80 anos, aponta pesquisa

Uma pesquisa do instituto Ipsos, do jornal The Washington Post e da rede de televisão ABC News, divulgada neste domingo (27) mostra que Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos com pior aprovação aos 100 dias de mandato em 80 anos.

Dos entrevistados, 39% aprovam Trump, 55% desaprovam, 5% não responderam. Os números não totalizam 100% devido a arredondamentos.

Sobre a economia norte-americana, 73% disseram que ela está em má situação, 53% afirmaram que piorou desde que Trump tomou posse e 41% disseram que as suas finanças pessoais pioraram.

A pesquisa foi feita com 2.464 adultos, entre 18 e 22 de abril de 2025, em inglês e espanhol. Uma parcela de 30% dos entrevistados se declarou democrata, 30% republicano e 29% independente.

Inflação

O levantamento apontou que 62% dos americanos afirmam que os preços estão subindo, enquanto 71% disseram que o tarifaço imposto a parceiros comerciais, no início do mês, é um fator negativo para a inflação.

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu controlar a alta de preços. Uma parcela de 31% disse aceitar o argumento do presidente de que a economia voltará com base mais forte a longo prazo.

Direitos e liberdade

A maioria dos entrevistados (55%) é cética em relação ao compromisso do governo Trump de proteger os direitos e as liberdades dos cidadãos, enquanto 62% disseram não acreditar que a sua administração respeite o Estado de Direito.

Parcela de 56% argumenta que ele agiu para além da sua autoridade como presidente, sem justificativa.

Pesquisa da CNN

O canal de notícias norte-americano CNN também divulgou, neste domingo, os resultados de pesquisa de opinião sobre a atual administração. O levantamento, conduzido pelo SSRS Finds, apontou que 41% aprovam a nova gestão do presidente Trump.

Trata-se do menor índice para um presidente recém-eleito a 100 dias de mandato, desde pelo menos a administração de Dwight Eisenhower (1953-1961). Outros 59% desaprovam o republicano.

Foram ouvidos 1.678 eleitores em todos os Estados Unidos, entre os dias 17 e 24 de abril deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Donald Trump tem registrado quedas notáveis em seus índices de aprovação desde março, principalmente entre mulheres e hispano-americanos. No período, os dois grupos registraram quedas de 7 p.p., indo para 36% e 28% de aprovação, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, a percepção sobre ao trabalho do presidente norte-americano tem piorado significativamente em todas as principais questões que o republicano tentou abordar durante seu mandato até agora. A confiança do público em sua capacidade de lidar com essas questões também está em declínio.

Desde o início de março, os índices de aprovação de Trump em questões econômicas caíram significativamente, em meio à implementação do plano tarifário por parte do republicano, que gerou uma grande volatilidade nos mercados financeiros diante das preocupações de que as medidas possam trazer um novo aumento de preços e dos juros no país.

A pesquisa apontou que 45% dos americanos acreditam que Trump, desde o início do segundo mandato, nada fez para apontar soluções para os problemas dos Estados Unidos

Além disso, 51% acreditam que o republicano está fazendo um mau trabalho em manter as importantes promessas feitas durante sua campanha presidencial, em 2024, e 57% afirmaram que as ações de Trump colocaram o país em risco de maneira desnecessária.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.