De olho na presidência do Senado, Renan Calheiros negocia indicação para as comissões permanentes

Prazo à vista – Até o início da noite desta terça-feira (8) deverão ser confirmados os primeiros nomes para as presidências das comissões permanentes do Senado Federal. A definição será o ponto final das negociações entre os partidos nas últimas duas semanas. A bancada do PSDB está reunida neste momento para discutir o assunto. Os tucanos querem no mínimo a presidência de uma comissão, a da Infraestrutura.

Os entendimentos esbarram em interesses variados, inclusive do Palácio do Planalto. O senador Lindberg Farias (PCdoB-RJ) agrada especialmente os caciques da Casa, como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Na semana passada, por pouco o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) não beijou a mão de Sarney em troca de favores. Lindberg faz pressão para comandar a Infraestrutura, justamente a do interesse dos tucanos, que concordam em trocar a comissão por outras duas, a da Educação e a da Agricultura.

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que lidera a bancada do seu partido, é o parlamentar encarregado de negociar um entendimento. O senador por Alagoas está de olho na presidência da Casa daqui a dois anos e por isso não tem economizado esforços para agradar as bancadas do PSDB e do Democratas. Essa manobra tem desagradado a bancada do Partido dos Trabalhadores, que sonha em presidir o Senado a partir de 2013.

Aparentemente, o senador Rodrigo Rolemberg (PSB-DF) deverá assumir a presidência da Comissão do Meio Ambiente. O senador Acyr Gurcacz (PDT-RO) poderá chegar à presidência da Agricultura ou da Ciência e Tecnologia. Está confirmado o senador Delcídio Amaral (PT-MS) para a Comissão de Assuntos Econômicos e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) na Comissão de Constituição e Justiça. O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) deverá conduzir por um biênio a Comissão de Relações Exteriores.