Contra colombianos – Em uma partida que começou mais complicada do que o esperado, o Grêmio acabou conquistando uma tranquila vitória sobre o Oriente Petrolero por 3 a 0, com gols de Douglas, duas vezes, e Gilson, nesta quinta-feira, no Olímpico, em sua estreia na Copa Libertadores 2011. Com o resultado, o Tricolor gaúcho lidera o Grupo 2, à frente do Junior de Barranquilla, da Colômbia, que soma o mesmo número de pontos, mas tem saldo de gols inferior.
O próximo desafio do time de Renato Gaúcho é justamente contra o time colombiano, na próxima quinta-feira, em Barranquilla, às 23h45 (horário de Brasília). Na quarta-feira, o León de Huánuco recebe o Oriente Petrolero, no outro confronto do Grupo 2.
A partida no Olímpico teve um primeiro tempo movimentado e equilibrado. O Oriente surpreendeu quem apostava em uma retranca e se lançou ao ataque, dando trabalho ao Grêmio nos primeiros 10 minutos. Mas foi o time da casa que ameaçou mais, com boas finalizações de Douglas e Carlos Alberto, além de um gol anulado de Borges.
O gol brasileiro amadurecia e o Oriente Petrolero reagiu à pressão do time da casa recuando o time e ficando à espera de uma chance de contra-ataque. Aos 37, teve a única oportunidade: Arce foi acionado em velocidade, e não fosse a recuperação de Gilson no lance, teria feito o primeiro gol. O Grêmio chegou finalmente ao gol aos 43 minutos, em cobrança de pênalti de Douglas.
A equipe de Renato Gaúcho voltou do vestiário com o mesmo ímpeto e foi recompensada logo aos dois minutos: Suárez soltou a bola nos pés de Gilson, que só empurrou para o gol vazio, fazendo 2 a 0. A pressão seguiu até os 15 minutos, quando o Oriente Petrolero se refez do baque.
Depois de alguns momentos de equilíbrio, o Grêmio retomou o controle do jogo. Aos 24 minutos, Lúcio foi à linha de fundo e tocou rasteiro para Douglas, que minutos antes havia sido repreendido por Renato Gaúcho por ceder um contra-ataque ao time boliviano. O meia só empurrou para o gol e decretou a goleada por 3 a 0.