Quartas de final – Se a semifinal entre Ceará e Coritiba, decidida na quarta-feira (11), já havia deixado muita gente surpresa, a quinta-feira (12) tratou de dar mais razão para que a Copa do Brasil reiterasse sua fama de principal palco do País para resultados inesperados.
O São Paulo vinha de vitória por 1 a 0 no Morumbi e, aos 15 minutos, abriu o placar na Ressacada, em Florianópolis, com um gol de cabeça de Casemiro. Mas nem isso, nem a condição de gigante do futebol brasileiro diante de um clube mais modesto como o Avaí bastou para garantir aos classificados de Paulo César Carpegiani um lugar na semi. Os avaianos foram rápidos em reagir – com o gol de empate de William aos 16 e a virada com Bruno, aos 30; todos de cabeça – e, na segunda etapa, marcaram com Marquinhos Gabriel o terceiro gol, que garantiu à equipe catarinense sua primeira participação numa semifinal da Copa do Brasil.
“Começamos a mil por hora, mas o gol de empate e o da virada, logo em seguida, foram um balde de água fria”, admitiu o meia são-paulino Lucas, que retornava ao time, recuperado de uma lesão. “Nós tentamos, batalhamos, mas eles têm qualidade e mereceram a vitória”, completou ele.
O centroavante William, que havia saído do Morumbi na semana passada confiante na classificação, manteve o discurso após a vitória histórica. “Foi difícil, mas conseguimos. E ainda não chegamos ao nosso objetivo, que é o título. Na semana que vem já temos outro duelo duríssimo, contra o Vasco e mais uma vez decidimos em casa”, disse o atacante, ainda sob os gritos da torcida que lotou a Resscada. “Perguntavam se tínhamos condições de disputar a série A do Brasileirão. Acho que está respondido, não?”