Sexta-feira, 13: entre o lado macabro do folclore e o positivismo da numerologia

A receita é ousar – Você já ouviu falar em triscaidecafobia? Certamente não, mas a situação piora quando entra em cena a parascavedecatriafobia. Podem parecer dois ofensivos palavrões, mas não são. Triscaidecafobia é o medo irracional que muitos têm do número 13. Já a parascavedecatriafobia é o medo da sexta-feira 13. E nesta sexta-feira, 13 de maio, muitos seres humanos ao redor do mundo, iguais a você, acordaram com medo e por certo já fizeram suas mandingas antes de sair de casa, até porque superstição é o que não falta no planeta.

Diz a história que o número 12 é completo porque doze são os meses do ano, doze eram as tribos de Israel, doze foram os apóstolos de Jesus, assim como doze são os signos do Zodíaco. Por sua vez, o número 13 é considerado irregular, sinônimo de infortúnio. Já a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado. Por conta disso passou a ser considerado como um dia de azar. Quando o dia 13 cai na sexta-feira, como hoje, os mais incautos acreditam se tratar do mais azarado dos dias. Mas não se deve esquecer que muitos nutrem verdadeira devoção pelo número 13, fazendo dele uma espécie de amuleto da sorte.

Sexta-feira 13 também serviu para batizar uma série cinematográfica homônima (em inglês “Friday the 13th”), criada pelo diretor Sean S. Cunninghan, que relata histórias de terror. Coincidentemente, a série conta com doze filmes e já rendeu US$ 500 milhões, o que mostra que a sexta-feira 13 pode ser traduzida como senha para o sucesso financeiro.

Se por um lado há os que satanizam a sexta-feira 13, por outro há aqueles que apostam nesse dia como ponto de partida para o sucesso e bons presságios. É o caso da numeróloga Delfina Manente, para quem a sexta-feira 13 pode se transformar em uma espécie de catapulta apontada para o positivismo. “Não passar debaixo de escadas, não encontrar gatos pretos… Há muitas superstições acerca do dia 13, principalmente quando ele cai na sexta-feira. Mas fique tranquilo: não há motivos para tal”, destaca a numeróloga em consulta feita pelo ucho.info e respondida por e-mail.

“A sexta-feira 13, dia de Vênus, não traz maus fluídos, muito pelo contrário: quem nasce numa sexta-feira 13 é abençoado por ter beleza exterior e interior, já que é um dia regido por Vênus. Pessoas sob esta regência também têm facilidade para fazer mudanças, e uma certa tendência à teimosia e inflexibilidade”, enfatiza Delfina Manente, que na rede mundial de computadores mantém o sítio eletrônico www.hermeticums.com.br, no qual você pode fazer consultas numerológicas on line.

No rastro da superstição, muitas pessoas evitam qualquer ação mais arrojada na sexta-feira 13, mas a correria do cotidiano tem empurrado o folclore para as garras da vida moderna, que muitas vezes nos leva a esquecer de assuntos mais importantes.

Italiana radicada no Brasil desde 1960e formada em Estudos Sociais, Geografia e História, Delfina Manente traz em seu vasto currículo diversos cursos sobre numerologia, muitos deles na Europa. A numeróloga sugere aos leitores para manter a fé em dia, pois a história do gato preto é coisa do passado. “O dia 13 é excelente para iniciar tratamentos médicos e cuidar da saúde. Mas evite submeter-se a cirurgias plásticas nesse dia”, lembra Manente. “Numerologicamente, o 13 favorece as pessoas que desejam iniciar novos relacionamentos, novos empreendimentos, praticar a espiritualidade”.

Sob a ótica do poder, a numeróloga ítalo-brasileira diz que esta sexta-feira, 13 de maio, é o momento ideal para os políticos iniciarem processos de mudanca que contemplarão a opinião pública, tão descrente das promessas eleitorais e cansada dos seguidos e intermináveis escandalos de corrupção. E os brasileiros precisam cada vez mais de mudanças, pois o País se transformou em um gato preto que insiste em dormir debaixo da escada, indepentemente do dia do mês ou da semana.

O site da “hermeticuns”, desenvolvido como uma aplicação RIA (Rich Internet Application), conta com eficiente e seguro sistema de e-commerce. A “hermeticums” colabora com a campanha Rede Astral do Bem, destinando parte da renda a entidades filantrópicas como Graac, Casa do Zezinho, Programa Bem-Vindo e Obras Sociais Irmã Dulce. Clique e vá até o site da “hermeticuns”, pois esta sexta-feira 13 pode ser o seu dia de sorte!