Portugal fica melhor na classificação com vitória sobre Camarões na Copa Sub-20

(Getty Images)
Perto das oitavas – O empate entre Uruguai e Nova Zelândia já havia sido bom. Mas Portugal tratou de melhorar ainda mais sua situação no Grupo B da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA ao vencer Camarões por 1 a 0 em Cali, na terça-feira (02). Com um belo gol de Nelson Oliveira o time luso mostrou sua força, foi a quatro pontos e ficou muito perto da vaga nas oitavas de final, que pode ser garantida com um empate com os neozelandeses. Já Camarões, que voltou a ver sua zaga falhar no gol rival, segura a lanterna com apenas um ponto e precisa vencer o Uruguai a qualquer custo.

Portugal entrou em campo modificado, num esquema 4-3-3, com o pequenino Caetano como aposta para colocar mais velocidade no duelo. No entanto, foi Camarões que apareceu com perigo logo aos dois minutos, quando Mbondi cruzou rasteiro e Tchaha quase chegou para completar de carrinho. O domínio luso começou a se evidenciar a partir dos 15 minutos, quando Caetano cruzou e Nelson Oliveira cabeceou no travessão.

Aos 19, o chutão de Roderick se transformou em gol. A zaga camaronesa vacilou e Nelson Oliveira apareceu bem, encobrindo com categoria Efala e fazendo um bonito gol. Oliveira, sempre ele, apareceu de novo com perigo no 29º minuto, com um chute perigoso. No final, o contra-ataque puxado por Caetano quase se transforma em gol: o baixinho cruzou para Pelé, que sozinho, chutou para fora. E isso porque ele tinha dois outros companheiros pedindo a bola ao lado.

Precisando do resultado, Camarões tentou ir mais para o ataque, mas não conseguia furar o bloqueio da defesa, muito em parte pela falta de criatividade dos atacantes. Depois de defender bem nos primeiros 15 minutos, Portugal apareceu no contra-ataque com Nelson Oliveira, sozinho, driblando dois zagueiros e chutando prensado. Na resposta camaronesa, lindo disparo de Atouba, que Mika defendeu com plasticidade.

Se já estava em boa situação no placar, Portugal ficou ainda mais tranquilo aos 25, quando Mvom fez falta dura no pequeno Caetano e foi expulso diretamente. Com controle do jogo, os comandados de Ilídio Vale também não criaram mais, mas seguraram com tranquilidade o resultado e levaram para casa os importantes pontos que podem ser decisivos para a sequência.