(*) Magno Martins, do Blog do Magno Martins –
Na próxima quinta-feira, o deputado Daniel Coelho oficializa seu ingresso no PSDB para disputar a Prefeitura do Recife. Um dos fundadores do Partido Verde no Estado, Coelho já tem o aval do comando da legenda tucana para entrar no páreo municipal. Mas, não unirá as oposições.
Ex-ministro da Reforma Agrária, Raul Jungmann (PPS) reiterou, ontem (12) que sai candidato em qualquer circunstância, seja com o apoio do PSDB, que, a princípio, acenou apoio, seja em voo solo pelo PPS. Já o ex-governador Mendonça Filho tem se movimentado com uma disposição incrível para tentar, mais uma vez, a Prefeitura.
A tendência é que siga o caminho de Jungmann, sem apoio dos demais partidos de oposição. Com isso, já se vislumbra um tremendo racha na oposição, que pode ter, ainda, outro candidato: Raul Henry, pelo PMDB. Como o senador Jarbas Vasconcelos já sinalizou que o melhor cenário para as oposições seria mais de uma candidatura, para forçar a realização do segundo turno, é bem provável que Henry se estimule e crie coragem para entrar na disputa.
Entre os postulantes considerados de oposição restaria ainda o deputado João Paulo, que está amarrado ao PT e dificilmente conseguirá o desatrelamento para se viabilizar por outra legenda. Fala-se, ainda, de uma provável candidatura do ex-secretário João Braga pelo PV. Sumido da mídia, Braga seria o azarão do processo. Tende a tirar mais votos da oposição do que da situação.