Antes da hora – Em ação conjunta, as polícias canadense e norte-americana desmantelaram um plano de atentado a um trem de passageiros na ferrovia que liga o Canadá ao estado de Nova York. Os terroristas que planejaram a ação são ligados à Al Qaeda e dois integrantes do grupo foram presos e indiciados. Autoridades policiais de ambos os países participaram há instantes de entrevista coletiva e revelaram que nenhuma ameaça foi concretizada.
A Royal Canadian Mountain Police identificou os presos como Chiheb Esseghaier e Raed Jaser, moradores das cidades de Montreal e Toronto, respectivamente.
A polícia canadense informou que o ataque, de acordo com o plano dos terroristas, aconteceria na região metropolitana de Toronto.
A prisão dos dois suspeitos, no Canadá, acontece uma semana após o atentado a bomba ocorrido na Maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 pessoas feridas, algumas em estado grave.
Os grupos terroristas contrários ao governo dos Estados Unidos mudaram de tática depois do atentado de 11 de setembro, no World Trade Center, e passaram a cooptar agentes residentes no país, como forma de viabilizar as ações sem levantar a suspeita das autoridades policiais.
Esse movimento é um alerta para o governo de Washington, que deve reforçar a segurança nos EUA e em outros países, não sem antes ser um duro recado aos congressistas norte-americanos que defendem a livre comercialização de armas de fogo.