“Tapetão” prevalece no nada confiável Superior Tribunal de Justiça Desportiva e Portuguesa é rebaixada

portuguesa_04Marmelada conhecida – Não poderia ser diferente! O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o bisonho STJD, decidiu pela punição, em primeira instância, da Associação Portuguesa de Desportos. Por cinco votos a favor e nenhum contra, os integrantes do tribunal entenderam que a Portuguesa violou a regra ao escalar o meia Héverton contra o Grêmio de Football Porto Alegrense, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro e que terminou em empate sem gols.

Com a decisão, a Lusa perde quatros pontos e está automaticamente rebaixada para a Série B. O Campeonato Brasileiro terminou com a Portuguesa no 12º lugar, com 48 pontos, enquanto o rebaixado Fluminense terminou com 46 pontos, no 17º lugar, o primeiro na zona do rebaixamento. Com essa manobra ocorrida no chamado “tapetão”, o Tricolor das Laranjeiras pode voltar à principal divisão do futebol brasileiro.

O relator do processo, o carioca Felipe Bevilacqua de Souza, votou pela a favor da punição – perda dos quatro pontos e multa de R$ 1 mil. Os demais auditores acompanharam o seu voto. A Portuguesa tem o direito de recorrer da decisão, em segunda instância, o que deve ocorrer antes do final do ano.

O STJD é um conhecido reduto de interesses dos clubes do Rio de Janeiro, onde os assuntos são decididos à sombra dos conchavos, normalmente comandados pelos cartolas. A presidência do órgão tornou-se uma espécie de capitania hereditária, quase sempre nas mãos de uma mesma família de advogados cariocas.