Terminam as gravações de “Os Senhores da Guerra”, marco da cinematografia gaúcha

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Encerram no próximo domingo (22), em Porto Alegre, as filmagens do longa-metragem “Os senhores da Guerra”, parte I – Passo das Carretas dirigido por Tabajara Ruas. A produção já é um marco na cinematografia gaúcha, antes mesmo de ter estreado nas telas, graças aos impactantes números do projeto: 5 cidades envolvidas, 120 profissionais, 40 atores, 800 figurantes, 650 cavalos, além dos 500 empregos indiretos gerados para atender à produção e da grande movimentação técnica nas cenas de batalha e efeitos especiais. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2012, logo após a filmagem da Parte II do projeto.

Depois de passar por Gravataí, Viamão, Barra do Ribeiro, e Santa Maria, neste final de semana serão gravadas as cenas finais internas em Porto Alegre. De acordo com o experiente e premiado diretor de fotografia do filme Ivo Czamanski, é a primeira vez que o Rio Grande do Sul produz uma obra desta proporção.

“De fato é uma superprodução, tanto no que se refere à técnica utilizada quanto ao número de pessoas e serviços envolvidos”, enfatiza Czamanski, 16 longas e 354.000 metros de filme no currículo.

O diretor Tabajara Ruas destaca o orgulho em trabalhar com a equipe: “Cinema é um processo coletivo e esta equipe é a responsável direta pelo fantástico resultado alcançado até o momento”.

Dirigido por Tabajara Ruas e baseado no livro homônimo de José Antônio Severo, “Os Senhores da Guerra” narra a história verídica dos irmãos Júlio e Carlos Bozano, jovens da elite gaúcha no início do século XX, ricos, bonitos e cultos.

Embora unidos por profunda amizade, os dois acabam se enfrentando em lados opostos na sangrenta guerra civil de 1924, no Rio Grande do Sul. Júlio é prefeito de Santa Maria e recebe a missão de impedir o avanço das tropas do líder revolucionário general Zeca Netto, de quem Carlos é o secretário particular.

Segundo Severo, a dramaturgia conseguiu captar com profundidade o espírito da época e a psicologia dos personagens. “O trabalho literário tão bem transposto para as imagens me encheu de orgulho e satisfação”.

“Os Senhores da Guerra” é uma grandiosa e inédita produção cinematográfica dividida em dois longas-metragens: Parte I “Passo das Carretas” e Parte II “Passo da Cruz”. Foram 3 meses de ensaios, aulas de equitação, esgrima, dança, simulação de cenas de ação, testes de maquiagem, figurino e efeitos especiais.

O filme conta com o patrocínio da Embraer, Bradesco, Ambev e Itaú. O apoio é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 4º RPMon – Regimento Bento Gonçalves, das Prefeituras de Gravataí e Santa Maria, Apema, Corsan, Grêmio Náutico União e da Coza.