Gonorreia pode ser tornar incurável em breve, alerta Organização Mundial da Saúde

Aspecto típico de um esfregaço uretral com Neisseria gonorrhea
Alerta geral – Doença sexualmente transmissível e que infecta milhões de pessoas todos os anos ao redor do planeta, a gonorreia está criando resistência aos antibióticos existentes no mercado e pode, em curto espaço de tempo, tornar-se incurável, alertou nesta quarta-feira (6) a Organização Mundial de Saúde(OMS).

Órgão da Organização das Nações Unidas, a OMS solicitou aos governos e médicos para que seja incrementada a vigilância em relação a resistência da doença aos antibióticos e aconselhou que novos medicamentos sejam desenvolvidos com urgência.

Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo, a gonorreia é uma doença infecciosa que provoca infecções, infertilidade, complicações na gravidez e, em situações extremas, a morte da mãe. Os bebês, filhos de mães portadoras da doença, têm 50% de probabilidades de desenvolver infecções oftalmológicas que podem levar à cegueira.

“Esta bactéria basicamente desenvolveu resistência a todos os medicamentos disponíveis”, disse à Associated Press a cientista da OMS responsável pelo departamento de doenças sexualmente transmissíveis, Manjula Lusti-Narasimhan. Ela pediu para que os cientistas acelerem as pesquisas e apostem tudo na descoberta de uma nova cura para a doença.

“Não é um problema europeu ou africano, é mundial”, ressaltou Lusti-Narasimhan. “Talvez não consigamos erradicar a gonorreia, mas podemos limitar a contaminação.”