Consumo em excesso de gordura e açúcar pode estar relacionado ao câncer de intestino

Todo cuidado é pouco – Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, identificou relação entre dieta rica em açúcar e gordura, níveis de atividade física e tabagismo ao câncer de intestino. Ou seja, o consumo de refrigerantes, bolos, biscoitos doces e sobremesas pode potencializar as chances de o tumor se manifestar.

O grupo da Universidade de Edimburgo analisou dois mil pacientes e mais de 170 alimentos, entre eles frutas, legumes, carnes, salgadinhos, chocolate, nozes e batata frita. A descoberta da gordura e açúcar como mais um fator de risco se somou aos fatores que já se sabiam, como os casos de histórico familiar, fumo e sedentarismo.

Os resultados da pesquisa, publicados na mais recente edição do “European Journal of Cancer Prevention”, mostra em estudos preliminares a conexão entre o câncer colo-retal e determinados tipos de dieta.

“O que descobrimos é muito interessante e merece uma investigação mais aprofundada, utilizando grandes estudos populacionais”, afirmou Evropi Theodoratou, da Universidade de Edimburgo. Ele ressalta também que, mesmo com a associação da dieta pouco saudável com o câncer, ainda é cedo para tratar o tema como causa e consequência. “É importante levar esses fatores em consideração, principalmente porque as pessoas nos países industrializados consomem cada vez mais esse tipo de comida”, completa.

Uma dieta alimentar equilibrada, combinada a exercícios físicos e hábitos saudáveis evita o risco de exposição a diversas doenças. (Com informações do The Daily Telegraph)