Presidente do PEN abusa da “pouca vergonha” ao afirmar que matéria do ucho.info é mentirosa

ucho_32Que fique claro – Como sabem os leitores, no ucho.info não se faz jornalismo de encomenda e muito menos se tergiversa, principalmente diante da verdade. Com quase treze anos de existência, somados aos mais de trinta anos de experiência do seu editor, Ucho Haddad, este site não se dedica a noticiar inverdades, como sugerem alguns desavisados que desconhecem a credibilidade que conquistamos na esteira de um trabalho sério e incansável, cujo objetivo é levar aos brasileiros de bem a informação balizada e livre do ranço da encomenda dos donos do poder.

Ao longo desses anos, o editor do ucho.info, que há décadas se dedica ao jornalismo investigativo, foi responsável por matérias relevantes e que entraram para a história política nacional e também alcançaram repercussão internacional. Muitas dessas matérias foram importantes para a elucidação de casos de corrupção, como a que abordou as entranhas do brutal e covarde assassinato de Celso Daniel, com direito a divulgação exclusiva das gravações do caso; a que revelou os bastidores do esquema de corrupção que ficou nacionalmente conhecido como Mensalão do PT, inclusive disponibilizando provas e documentos à CPI dos Correios e às autoridades judiciais; e a que tratou dos bastidores de um esquema criminoso que culminou com a Operação Chacal, da Polícia Federal, que serviu de base para a Operação Satiagraha.

Independentemente dos detalhes de um currículo jornalístico que dispensa apresentações, o ucho.info não aceita qualquer insinuação de Adilson Barroso, presidente do Partido Nacional Ecológico (PEN), que nas redes sociais ousou afirmar que se trata de “pouca vergonha” o fato de termos mencionado em matéria que Denise Abreu é pré-candidata do partido à Presidência da República em 2014. “Que mentira cabeluda desta reportagem, eu jamais autorizei ou acertei candidatura de Denise a presidente. Sempre falei pra ela que a candidatura que sobraria para era a de deputada. Que pouca vergonha alguém falar isso”, escreveu Barroso.

Se Adilson Barroso não sustenta o que diz, o problema é única e exclusivamente seu. Esse desvio comportamental, que para muitos é falta de vergonha, é conhecido no universo da psicologia como mitomania – com chance de tratamento –, mas não lhe dá o direito de fazer comentários desabonadores e que não traduzem a verdade dos fatos. Ao editor do ucho.info o presidente nacional do PEN afirmou de maneira clara que Denise Abreu é uma das pré-candidatas do partido à presidência.

A afirmação pode ser conferida em trecho de gravação em que Adilson Barroso afirma, por telefone, que Denise Abreu é pré-candidata, assim como outros filiados ao PEN. Barroso é claro ao dizer que todos têm direito a pleitear a pré-candidatura e que a melhor proposta será encampada pelo partido.

Não cabe ao ucho.info analisar o comportamento bisonho de Adilson Barroso, mas é certo que este site não cometeu nenhuma leviandade ao afirmar na matéria que Denise Abreu é pré-candidata da legenda ao Palácio do Planalto. Por outro lado, se a palavra do presidente do PEN nada vale nem mesmo para ele próprio, o melhor que podemos sugerir é que deixe a presidência da legenda, pois de mitômanos a política verde-loura está repleta. Contudo, não causará surpresa se esse senhor alegar que a voz que consta da gravação não é a sua.

Fora isso, Barroso deveria redobrar os cuidados em relação às suas declarações, pois do contrário o ucho.info tomará as medidas cabíveis, o que será feito principalmente em respeito aos nossos milhares de leitores diários, o nosso grande patrimônio. Antes, se for preciso, dedicaremos tempo para pescar nesse oceano de mitomania novas mentiras de um partido que sonha em ser algo novo na modorrenta política nacional, mas que por opção do seu presidente está enveredando por trilha que é velha conhecida dos velhacos do setor.