Dicas para evitar crises de hipoglicemia, queda dos níveis de glicose no sangue

hipoglicemia_01Fique atento – Sintomas como náuseas e tonturas, para quem passa muito tempo sem se alimentar, podem ser sinais da queda dos níveis de glicose no sangue. Ignorar esses sintomas pode acarretar em consequências graves, como a perda de consciência, pois porque o cérebro necessita de glicose para funcionar propriamente.

Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose (açúcar) no sangue, que pode afetar pessoas portadoras de diabetes ou não.

Contudo, diversos outros fatores também podem levar uma pessoa a desenvolver um quadro hipoglicêmico. Isso porque a hipoglicemia não é uma doença em si, mas um indicador de que pode haver algum problema de saúde mais grave.

Saiba como reconhecer uma crise hipoglicêmica e o que fazer diante dela:

– Verifique sua glicemia periodicamente, é importante ter à mão um aparelho medidor de glicose

– Respeite os horários corretos das refeições

– Um lanche noturno leve previne a hipoglicemia noturna em pessoas predispostas

– Evite realizar exercícios físicos sem estar bem alimentado

– Se for diabético, siga corretamente as doses de insulina e medicamentos recomendados pelo médico

– Evite o consumo de álcool, principalmente em jejum

Ainda há a recomendação de, nas crises de hipoglicemia, consumir ou orientar quem passar mal a ingerir 15 g de carboidratos: 1 colher de sopa de açúcar com água, 1 copo pequeno de refrigerante não dietético,1 copo de suco de laranja ou 3 balas de caramelo ou 1 barra de cereais.

Caso a pessoa esteja semiconsciente ou inconsciente, o melhor a fazer é levá-la imediatamente ao pronto-socorro mais próximo. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04