Emoção e surpresa marca o início da Copa Africana de Nações

Medo desnecessário

togo_01Os torcedores angolanos que lotaram o estádio “11 de Novembro” no domingo (10), em Luanda, viveram todo tipo de sensação: euforia, nervosismo e, no final, uma inevitável frustração. A seleção de Togo se retirou da Copa Africana de Nações e embarcou de volta ao país, após ser alvo de um emboscada em Angola, na sexta-feira (8), que deixou três mortos e oito feridos. A equipe deixou Angola após o governo de Togo ordenar o retorno por não ter recebido as garantias de segurança necessárias.

Angolanos e malineses abrem o grupo A da Copa das Nações Africanas com um ponto cada. As duas seleções empataram com quatro gols cada uma. As outras duas equipes da chave, Argélia e Malaui, se enfrentam nesta segunda-feira – que tem ainda Costa do Marfim x Brukina Faso, pelo grupo B.

“Temos que guardar luto pelos nossos mortos. Voltamos ao nosso país para fazê-lo”, afirmou o atacante Emmanuel Adebayor, no momento do embarque. Porém, em um momento inicial, os jogadores da equipe demonstraram interesse em participar do torneio.

A chegada e o embarque da delegação de Togo teve cenas de caos, com dezenas de policiais tentando controlar a imprensa. Dois aviões transportaram os jogadores e funcionários, que tiveram de esperar várias horas antes da decolagem.

O goleiro Kodjovi Dodji Obilale, que foi atingido com um tiro na região lombar, foi levado para África do Sul e quase imediatamente operado em um hospital. Os médicos disseram neste domingo que ainda é muito cedo para discutir a possível evolução da Obilale, que ainda está sob cuidados intensos.