Brasileiros gostaram –
A Volkswagen garantiu os três lugares no pódio do Rally Dakar 2010. A dupla formada pelo piloto espanhol Carlos Sainz e seu navegador, Lucas Cruz, pilotando um Volkswagen Race Touareg repetiu a vitória obtida no ano passado. O segundo lugar ficou com o catariano Nasser Al-Attiyah e seu navegador alemão, Timo Gottshalk. O americano Mark Miller e o navegador neozelandês Ralph Pitchford ficaram com a terceira colocação.
O piloto brasileiro Maurício Neves e o navegador Clécio Maestrelli, que também corriam pela equipe oficial da Volkswagen, abandonaram o rali no sétimo estágio devido a um acidente. Nas motos, Rodolpho Mattheis foi o melhor brasileiro na classificação geral, com a 29ª colocação. Em sua categoria, a Marathon 450, o brasileiro ficou na segunda posição. Entre os carros, Guilherme Spinelli/ Filipe Palmeiro terminaram o Dakar na 10ª colocação, a segunda melhor marca de um brasileiro na categoria (Klever Kolberg foi 8° colocado em 2004). A dupla da Mitsubishi se manteve na 8ª posição por cinco etapas e caiu nos últimos dias. Jean Azevedo/ Emerson Cavassin mantiveram a 27ª colocação das três últimas etapas na classificação geral. “A sensação no final deste rali é de dever cumprido.
Os russos Vladimir Chagin, Sergey Savostin e Eduard Nikolaev venceram, com sobra, a geral dos caminhões no Rali Dakar 2010, entre Argentina e Chile. Mesmo não vencendo na última etapa da competição, Chagin, Savostin e Nikolaev não deram chance para nenhuma outra equipe, levaram nove das 14 disputadas. Com o resultado, Chagin conquistou seu sexto título no maior rali do mundo.
Os irmãos Patronelli, Marcos e Alejandro, venceram nesta ordem na categoria Quadriciclos. Aos 29 anos, Marcos só não liderou a competição após as especiais dois e sete. Venceu quadro delas. Já Alejandro, de 31 anos, garantiu o vice-campeonato. Ambos correram com Yamaha Raptor 700 da Yamaha.
O francês Cyril Despres ganhou com uma moto KTM o Rali Dakar Argentina-Chile, depois de terminar em sexto a 14a e última etapa entre La Pampa e San Carlos de Bolivar, vencida pelo português Ruben Faria, também com uma KTM. O norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM) terminou em segundo na etapa, mesma colocação que conseguiu na classificação geral, enquanto o chileno Francisco “Chaleco” López, da Aprilia, foi o terceiro no Dakar 2010.