Flamengo e Fluminense jogam bem e vencem no Carioca

Sem estrelas

flamengo_011Sol forte, vários desfalques, um jogador a menos durante cerca de 30 minutos, mas no fim veio o que todos no Flamengo esperavam: vitória sobre o Duque de Caxias por 3 a 2, no Maracanã, na rodada inaugural do Campeonato Carioca. Nada mal para quem atuou com um time desfigurado, sem Adriano, Petkovic e só com cinco atletas do time titular que derrotou o Grêmio e se sagrou campeão brasileiro de 2009.

A postura do Flamengo no segundo tempo, no entanto, foi outra. Em busca do tetracampeonato estadual, a equipe virou rapidamente, com gols dos meias Kleberson e Fierro. O Duque de Caxias não deixou barato e empatou, com John. O Maracanã silenciou. Até porque, naquele momento, o time da Gávea atuava com um jogador a menos: o zagueiro Álvaro havia sido expulso.

O Fluminense conseguiu transformar um jogo teoricamente difícil em fácil contra o Americano. Com boa atuação, venceu por 3 a 0. Fim do primeiro tempo e a torcida do Fluminense festejava nas arquibancadas do estádio Godofredo Cruz a primeira vitória do time no Estadual do Rio de Janeiro. E realmente a fatura já estava liquidada. O Americano estava entregue. Tinha um jogador a menos – Paulo Henrique foi expulso – e o placar marcava 2 a 0 para a equipe tricolor – gols do meia Éwerton, contratado ao Barueri, e do atacante Maicon.

Dos quatro clubes grandes do Rio, o Fluminense é o que teve a atuação mais convincente nesta primeira rodada. Pode não ter sido espetacular, mas tinha o espírito daquela equipe que arrancou e se livrou do rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado. Jogou com muita vontade. Em casa, o Friburguense não saiu de um empate sem gols com o Resende, em Nova Friburgo, na estreia das duas equipes do interior no Campeonato Carioca.