Timão desperdiça oportunidade e fica com o terceiro lugar do Brasileiro

Artilheiro Bruno – O Corinthians encerrou a sua participação no Campeonato Brasileiro em terceiro lugar. A equipe não passou de um empate em 1 a 1 diante do já rebaixado Goiás no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), mas mesmo se tivesse vencido não teria levantado o troféu da competição. O Fluminense, que dependia somente de suas próprias forças, bateu o Guarani por 1 a 0 no Estádio João Havelange, o Engenhão, e garantiu o título.

Além da perda do troféu nacional, o clube do Parque São Jorge desperdiçou a chance de faturar a vaga direta para a Copa Libertadores de 2011, que caiu nas mãos do Cruzeiro, o vice-campeão, depois de superar o Palmeiras por 2 a 1 em Sete Lagoas (MG). Para entrar na fase de grupos da Libertadores, o alvinegro paulistano terá de passar por uma equipe colombiana, ainda indefinida, em confronto no estilo mata-mata.

O Corinthians finaliza o Campeonato Brasileiro com 68 pontos, contra 71 do campeão Fluminense e 70 do vice Cruzeiro. O artilheiro da equipe na competição é Bruno César, uma das revelações da temporada, com 14 gols.

Sem nenhuma conquista no ano do centenário (foi quinto no Paulistão e caiu nas oitavas de final), o clube do Parque São Jorge agora mira 2011. A prioridade da diretoria é manter o máximo de jogadores no elenco – após o jogo em Goiânia, Elias revelou que já está acertado com o Atlético de Madrid, da Espanha, Jucilei tem recebido várias propostas do futebol europeu e William encerrou a carreira – e contratar de três a cinco reforços.

O Corinthians termina o Campeonato Brasileiro com 19 vitórias, 11 empates e oito derrotas. No entanto, não conseguiu se livrar da pecha de time caseiro. No Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, triunfou quinze vezes, mas somente em quatro oportunidades saiu com o resultado positivo quando foi visitante (curiosamente, uma delas contra o Fluminense).

Três treinadores dirigiram a equipe alvinegra na competição. Até a 11.ª rodada, o comandante foi Mano Menezes, que se despediu após receber um convite da seleção brasileira – o mesmo que Muricy Ramalho, campeão pelo Fluminense, havia rejeitado no mesmo dia.