Inocêncio Oliveira é novamente indicado para compor a direção da Câmara

PT briga – A bancada do Partido dos Trabalhadores poderá decidir na próxima semana o nome para concorrer à presidência da Câmara dos Deputados. Há dois dias, a bancada petista se reuniu, mas os debates foram tão acalorados que a eleição interna foi prorrogada. São candidatos ao comando da Casa legislativa os deputados Arlindo Chinaglia (SP), Marco Maia (RS) e Cândido Vaccarezza (SP).

A briga por espaços reflete os interesses das tendências do partido pelo poder. Como o ucho.info já divulgou, está em jogo também o cargo de líder da bancada, disputado pelo integrante da “Tendência Construindo um novo Brasil”, o deputado José Nobre Guimarães. A função de líder de governo deverá ser uma escolha da presidente eleita Dilma Rousseff, que a cada novo dia que surge confirma a sua condição de “Lulita”.

Enquanto os petistas brigam pela presidência, no Partido da República há um consenso em torno da recondução do deputado federal Inocêncio Oliveira à Mesa Diretora. O cargo a ser ocupado depende de um arranjo político entre as principais bancadas e os blocos partidários já costurados para a próxima legislatura.

Inocêncio Oliveira é um dos mais antigos parlamentares da Casa e em todas as legislaturas acaba sendo eleito para a Mesa Diretora. Já foi presidente da Câmara e atualmente ocupa a segunda-secretaria. A composição dos cargos muda na próxima legislatura em razão das alterações dos números de deputados por partidos, mas PT e PMDB devem preencher os melhores cargos.

No próximo ano haverá uma troca com o PT na presidência e o PMDB na primeira vice-presidência. Dificilmente o Democratas indicará um parlamentar para os melhores cargos, como acontece hoje com a segunda vice-presidência. O PSB, que hoje ocupa a quarta suplência de secretaria, deverá ter maior destaque.