A bela eslovaca Adriana, rainha da Copa do Mundo Feminina da Alemanha em 2011

“É a minha vez” – No dia 12 de julho de 1998, a França venceu a Copa do Mundo. Peça essencial do plantel comandado pelo técnico Aimé Jacquet, Christian Karembeu ficou nas nuvens com o título. A namorada do jogador, a modelo eslovaca Adriana Sklenarikova, ainda acompanhava o futebol à distância naquela época. Das tribunas, mais precisamente. Doze anos mais tarde, ela se tornou a senhora Karembeu, enquanto o marido campeão mundial pendurou as chuteiras tendo conquistado todos os troféus possíveis.

O esporte bretão continua sendo assunto de família na casa dos Karembeu, só que a bola passou para o outro lado: atualmente, Adriana é embaixadora do futebol feminino e madrinha da seleção feminina da França. Por conta disso, ela realizou o sorteio da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 no último dia 29 de novembro, em Frankfurt. “O Fifa.com” bateu um papo com a mais bela embaixadora do planeta bola.

Adriana, qual é a sensação de se ter a responsabilidade pelo destino de 16 equipes?

Adriana Karembeu: É um sentimento extraordinário. O meu marido já havia feito dois sorteios e em ambos fiquei estressada por ele. Agora é a minha vez! Mas adoro esses momentos. É excitante, a hora em que tudo está em jogo. O mundo todo acompanha e fica impaciente. São instantes preciosos e decisivos. Estou contente por participar desse evento e por fazer eu mesma as escolhas do destino.

Qual é exatamente a sua relação com o futebol feminino?

Eu me tornei embaixadora do esporte e imediatamente me apaixonei. Confesso que, antes disso, eu não conhecia muito. E não sabia que ele era tão pouco desenvolvido na França, comparando com a Alemanha ou os Estados Unidos. É um pouco triste. Ele existe há 40 anos e muita gente luta para promovê-lo, mas ainda não é o suficiente. Este ano começamos uma campanha de comunicação ambiciosa e a reação está sendo muito boa. Temos cada vez mais visibilidade, muitas visitas às nossas páginas na internet e um número cada vez maior de garotas inscritas nos clubes. Espero que continue assim e que a minha pequena participação contribua de alguma maneira.

A poucos meses da Copa do Mundo da Fifa Alemanha 2011, como está o nível da seleção francesa?

Sei que há equipes que deveríamos evitar, como Alemanha, Estados Unidos e Brasil. Mas a França se virou muito bem nas eliminatórias, com 12 partidas e 11 vitórias. É uma campanha exemplar. As meninas aprenderam bastante desde 2003. Não nos classificamos em 2007, mas, depois disso, diversas jogadoras passaram por Clairefontaine (o centro nacional de treinamento), onde aprenderam muito sobre tática e técnica. Isso deu frutos ao longo das eliminatórias e hoje, com o Bruno Bini no comando da equipe, miramos bem alto.