Jobim garante que Defesa será reestruturada e fronteiras terão prioridade das Forças Armadas

Promessa de Jobim – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, voltou a afirmar na manhã desta sexta-feira (7) que as Forças Armadas darão atenção ao policiamento nas regiões de fronteira. A promessa foi feita durante o “Bom Dia Ministro”, um programa chapa-branca retransmitido hoje por quinze emissoras de rádio de várias partes do país, entre 8 e 9 horas da manhã.

A declaração a uma pergunta feita pelo jornalista Adalberto Mello, da Rádio Universidade da Universidade Federal do Maranhão, é uma resposta a um tema que dominou a campanha presidencial sobre a falta de controle das fronteiras verde-louras. A ausência de policiamento nas fronteiras secas, nos rios e no Oceano Atlântico permite a entrada de drogas e armas que acabam abastecendo os centros consumidores.

Durante o governo do presidente-metalúrgico Lula da Silva, pouca atenção foi dada a esta área. Sem uma política de vigilância séria, estados e municípios acabam sofrendo com a inoperância da administração federal no combate ao tráfico internacional de drogas. Entre as ações previstas na Estratégia Nacional de Defesa está a “efetividade da presença” de unidades do Exército, Marinha e Força Aérea nas fronteiras.

Nelson Jobim garantiu que o Ministério da Defesa sofrerá uma reestruturação que beneficiará o desenvolvimento regional, “com a distribuição de encomendas e novas tecnologias a indústrias de todo o país”. No programa o ministro disse que a Amazônia terá atenção especial com o fortalecimento do Programa Calha Norte, que faz 25 anos, e com a transferência do Censipam – Sistema de Proteção da Amazônia – da Casa Civil para a Defesa.