Washington antecipa a aposentadoria após 17 anos como jogador de futebol

Sai como campeão – A carreira de Washington chegou ao fim. O atacante anunciará nesta quinta-feira (13), em entrevista coletiva, que após 17 anos como jogador de futebol, os seis últimos com um problema cardíaco, decidiu parar de fazer o que mais gosta. Apesar de liberado para jogar, Washington decidiu antecipar a aposentadoria, que era prevista para dezembro. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

A decisão foi tomada ontem (12) depois de debater com médicos, ouvir os familiares e conversar com os dirigentes do Fluminense. O caso estava sendo mantido em sigilo à tarde, mas o mistério sobre o futuro do jogador foi desfeito por seu cardiologista e amigo Constantino Constantini, responsável por cuidar de Washington desde que foi detectado o problema cardíaco, em 2004.

“Washington vai se retirar do futebol. E fez o certo. Sai como campeão. Do ponto de vista médico, não há problema, mas foi uma opção dele e eu concordo com isso. Não deveria ter mais um ano como reserva”, disse Constantini, referindo-se ao título brasileiro conquistado pelo jogador com o Fluminense no fim do ano passado.

Fato é que Washington apresentou quadro de hiperglicemia (aumento do nível de glicose no sangue) nos últimos dias. Como o atacante é diabético, o problema fez o clube procurar Constantini para saber se era seguro Washington seguir jogando profissionalmente aos 35 anos. O cardiologista explicou que o problema de hiperglicemia teria de ser controlado e, desde que isso ocorresse, ele poderia continuar a carreira. “A diabete desregulada é perigosa para qualquer ser humano, esteja ele em atividade ou não”, afirmou Constantini.