Corintianos são surpreendidos pela velocidade dos colombianos do Tolima

Empate – Não foi exatamente a estreia que Corinthians e Grêmio esperavam para iniciar com segurança a campanha na Copa Libertadores 2011. As duas equipes saíram de campo com empates que têm efeitos muito distintos diante de Tolima e Liverpool, respectivamente, mas com uma sensação em comum: a de que poderiam ter feito mais na primeira etapa da baalha inicial pelo cobiçado título continental.

O Timão foi surpreendido pelo ritmo imposto pelo Tolima, da Colômbia, e o empate sem gols resultou dos próprios erros dos comandados de Tite. Falhas que a equipe não poderá repetir no confronto de volta, que acontece em Ibaguá, no dia 2 de fevereiro, se quiser ser o último integrante do Grupo 7 da competição. Isso porque o Corinthians entra em campo com a obrigação de marcar, mesmo que empate, na casa do adversário para avançar na competição.

“Jogamos mais ou menos”, analisou Ronaldo após a partida. “Criamos muitas oportunidades, mas não fomos felizes. O importante é que não levamos gol em casa. Ainda tem o segundo tempo dessa eliminatória.”

Quem apostou em um Tolima retrancado e saindo nos contra-ataques se surpreendeu no início da partida: os colombianos partiram para o ataque com velocidade e levaram perigo à área corintiana em diversas oportunidades. Em um dos momentos de lapso da defesa do Timão, o time da Colômbia quase chegou ao gol: aos 24 minutos, Bolívar lançou Elkin Murillo, que ficou sozinho na cara de Julio Cesar e chegou a mandar a bola para o fundo da rede – o gol, entretanto, foi anulado por impedimento.

Embora o Corinthians também tenha experimentado bons momentos no ataque, com boas jogadas de Ronaldo e Dentinho, o cenário se manteve na segunda etapa e o Tolima saiu do Pacaembu com um satisfatório empate.