Sarney e a filha Roseana levam rasteira em casa com derrota de aliado na Assembleia do MA

Reação à truculência – O senador José Sarney (PMDB-AP) conquistou facilmente o quarto mandato de presidente do Senado Federal, mas assim como a sua filha Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão, levou uma rasteira no próprio quintal. No final da manhã desta terça-feira (1), o candidato da família Sarney, deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB), perdeu a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa maranhense por oito votos.

O deputado Manoel Ribeiro, irmão do deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA), entrou na disputa depois que o primeiro candidato do grupo, Ricardo Murad (PMDB), retirou a candidatura acossado pelos adversários. Ricardo é cunhado da governadora e irmão de Jorge Murad, fiel escudeiro das finanças do chefe do clã Sarney.

O novo presidente da Assembleia do Maranhão é o deputado estadual Arnaldo Mello, também do PMDB, que enxertou em seu discurso uma mensagem ao Palácio dos Leões, sede do Executivo maranhense. Confirmou que é da base do governo, mas que o Legislativo não aprovará todos os caprichos da administração estadual. Mello obteve 25 votos contra 17 dados a Ribeiro.

Arnaldo Mello chega à presidência depois de esperar sete anos. Em 2003, como lembra a imprensa local, Mello era o principal nome de uma frente pela alternância de poder na Casa, em uma disputa com o próprio adversário de hoje. Manoel Ribeiro administrou o Legislativo com mão de ferro durante dez anos, prestando pouca ou nenhuma conta à população. Até mesmo os deputados empossados na legislatura que começa nesta terça-feira, e que à época já estavam na Casa, não têm boas lembranças daquele tempo.

Ricardo Murad não conseguiu se viabilizar para a presidência por conta da sua conhecida truculência. Parlamentares federais que o conhecem comentaram à reportagem do ucho.info que o cunhado não quis negociar (algo típico da política) para impor uma Mesa Diretora de seu agrado. Na sequência surgiu Manoel Ribeiro com a incumbência de obter o consenso. Não conseguiu, recebendo os mesmos 17 votos que representam os aliados mais próximos à família capitaneada por José Sarney.

Arnaldo Mello, com um comportamento mais adequado à política e ao entendimento, conseguiu aliar-se à oposição. Decano da Assembleia Legislativa do Maranhão, Mello tem vários mandatos consecutivos no currículo.