Duelo de craques na temporada de 52 jogos amistosos entre seleções

Brasil e França – A temporada de amistosos internacionais recomeça a todo vapor nesta terça e quarta-feiras. No total serão 52 partidas, com alguns grandes clássicos do futebol mundial e dois dos maiores ídolos da atualidade frente a frente na Suíça. A seis semanas do reinício das eliminatórias para a Euro 2012 e a quatro meses da Copa América, o momento é ideal para que os treinadores façam os últimos ajustes nas suas equipes.

Na programação, duas reedições de finais da Copa do Mundo da Fifa: a de 1982, entre Alemanhae Itália, e a de 1998, entre Brasil e França. Além disso, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi medirão forças no duelo entre Portugal e Argentina. Já a campeã mundial Espanha espera fazer as pazes com a vitória, enquanto a Inglaterra encara uma viagem complicada à Dinamarca.

Na seleção brasileira, o técnico Mano Menezes conseguiu baixar a média de idade do grupo de 28 para 25 anos e, agora, está a procura de um armador. Para o jogo contra a França, as novidades da lista são os meias Renato Augusto (Bayer Leverkusen), que pode começar jogando se Ramires não se recuperar de lesão, e Jadson (Shakhtar Donestk). Além disso, o comando do ataque terá mais uma vez Robinho e Alexandre Pato, artilheiro da Seleção sob o comando de Mano com três gols e que volta ao time após ter ficado de fora contra a Argentina.

Vale lembrar que para este jogo, o treinador só chamou jogadores que atuam na Europa e não pôde contar com nomes como Neymar, na Seleção Sub-20, ou Paulo Henrique Ganso, ainda lesionado. No lado francês, o técnico Laurent Blanc segue apostando na carta da confiança para construir um grupo unido e compacto, mesmo que alguns convocados, como Yoann Gourcuff e Karim Benzema, ainda não tenham mostrado todo o seu talento na seleção.

Renovação também está na ordem do dia para Sergio Batista, que vê a próxima edição da Copa América como o grande objetivo da Argentina no curto prazo. Com Carlos Tévez e Gonzalo Higuaín lesionados, o técnico aproveitou para poupar algumas figurinhas carimbadas do selecionado portenho, como Martín Demichelis, Gabriel Heinze, Sergio Agüero e Mario Bolatti. O jogo contra Portugal acontecerá em campo neutro em Genebra, na Suíça, mas todas as atenções estarão voltadas para o duelo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Embora tenham características diferentes, os atacantes de Real Madrid e Barcelona vêm incendiando o Campeonato Espanhol com a mesma eficiência: cada um marcou 24 gols na atual temporada da liga.