Empresários contabilizam prejuízos causados pelo apagão em SP, mas preocupação é com a segurança

Caos na segurança – Na manhã desta quarta-feira (9), a reportagem do ucho.info contatou alguns empresários paulistanos para saber os reflexos do apagão elétrico que atingiu a maior cidade brasileira na tarde de terça-feira, deixando 2,5 milhões de pessoas sem luz e aumentando o caos que sempre domina o trânsito.

Muitos dos nossos entrevistados ainda contabilizavam o prejuízo ocasionado pela paralisação de empresas e equipamentos danificados, mas a grande preocupação de todos continua focada na escalada do crime na capital paulista. De forma uníssona, os empresários revelaram que passarão a adotar medidas de segurança para, na medida do possível, reduzir a possibilidade de se transformarem em alvo dos bandidos.

A onda de preocupação ganhou reforço extra com o assalto à casa de Saulo de Castro Abreu Filho, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo e convidado pelo governador Geraldo Alckmin para comandar a pasta dos Transportes. Durante a ação, os bandidos fizeram o próprio secretário, sua esposa e filha como reféns.

Antes desse fato de grande repercussão, mais um assalto a joalheria, desta vez no Morumbi Shopping, na Zona Sul da cidade, alcançou as manchetes nacionais. Assaltantes empunhando marretas e armas de fogo arrebentaram a vitrine da joalheria, de onde levaram jóias e relógios. Somente depois de mais esta incursão criminosa é que a políca anunciou que passará a investigar os receptadores.

Não faz muito tempo, um delegado foi afastado das funções – atualmente está no chamado desvio – por ter investigado os negócios de um conhecido receptador de jóias roubadas da capital paulista.

Outro receptador, que mantém elegantes lojas em shoppings de São Paulo e anuncia com regularidade nas revistas semanais, está na mira da Interpol há mais de seis meses, em decorrência de um assalto milionário à residência de um empresário. Faltando muito pouco para ser preso, o espertalhão revende as mercadorias roubadas em Miami, onde promove leilões e é dono de duas lojas.