Seleção Sub-20 carimba passaporte para Londres com goleada sobre Uruguai

Exibição espetacular – O Brasil guardou o melhor para o final. Na madrugada deste domingo (horário de Brasília), a “seleçãozinha” conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 em grande estilo, com sua melhor partida, e, de quebra, carimbou o passaporte para a Olimpíada de Londres 2012. O próximo passo da seleçãozinha é a disputa da Copa do Mundo Sub-20 Colômibia 2011, que será disputada entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Depois, é a vez de mirar a cobiçada medalha de ouro olímpica.

Com uma exibição espetacular do garoto Lucas e os já tradicionais gols de Neymar, o time fechou sua participação no torneio com uma goleada por 6 a 0 sobre o Uruguai, com quem disputava o caneco em confronto direto.

No desgastado campo do Monumental de Arequipa, no Peru, coube ao jovem meia-atacante do São Paulo, camisa 10 da equipe, despertar um jogo que caminhava sonolento para o fim do primeiro tempo. Com duas jogadas fulminantes, aos 40 e aos 42, Lucas pôs o Brasil à frente.

Nervosos e pressionados, os uruguaios ainda se viram atrapalhados com um homem a menos logo em sequência, devido à expulsão de Adrián Luna, seu jogador mais talentoso, preciso nas jogadas de bola parada, no final do primeiro tempo.

O momento mais dramático para os garotos brasileiros aconteceu logo no início da segunda etapa, porém. O zagueiro Saimon acabou escorregando e fazendo pênalti na entrada da área. Ele levou o segundo cartão amarelo e acabou e também foi excluído da partida. Mas Vecino bateu mal e mandou a bola por cima do travessão de Gabriel.

Passado o susto, o Brasil deslanchou. O voluntarioso lateral Danilo, de passadas largas, em boa jogada pela direita, fez o terceiro para dar total tranquilidade a sua equipe.

Aí brilhou mais uma vez o talento versátil de Neymar. Mesmo sem ser efetivo nas jogadas individuais, o jogador santista foi matador. Marcou duas vezes e tornou-se o maior artilheiro em uma edição do Sul-Americano Sub-20, com nove gols. Para encerrar, em mais um golaço, Lucas fechou o placar para o Brasil.

O time dirigido por Ney Franco encerrou sua participação na competição com apenas uma derrota para a Argentina, no jogo em que teve um atleta a menos durante mais de 80 minutos. De resto, foram sete vitórias e um empate.